Sábado, 5 de abril de 2008 - 22h23
WASHINGTON - Mais de 80% dos americanos acreditam que o país é liderado na direção errada, segundo uma pesquisa CBS News-New York Times divulgada ontem. O índice é o mais alto desde o início dos anos 1990. Na sondagem publicada pelo jornal americano, 81% dos consultados afirmaram que "as coisas tomaram seriamente um caminho errado". O resultado supera os 69% que manifestaram a mesma opinião no ano passado e é mais do que o dobro dos 35% apontados em 2002.
Apesar da opinião pública já ser influenciada pela impopular guerra do Iraque, os índices se mostraram ainda piores nos últimos meses com a recessão econômica. Agora, tornou-se um consenso nacional que o país enfrenta problemas significantes.
A aprovação do presidente, George W. Bush, não mudou desde a última pesquisa, mostram que apenas 28% aprovam o seu governo. Grande parte dos 81% consultados - democratas e republicanos, homens e mulheres, moradores de áreas urbanas e rurais, pessoas com formação universitária ou apenas com estudo básico - afirmaram que o país segue na direção errada.
Setenta e oito por cento dos entrevistados disseram ainda que os EUA estão piores do que há cinco anos. Apenas 4% afirmam que o país está melhor. Cerca de 21% apontaram que a economia americana está em boas condições, número mais baixo desde 1992. Dois em cada três consultados declararam ainda que acreditam que a economia está em recessão.
Quando a campanha presidencial começou no ano passado, a guerra no Iraque e o terrorismo eram as maiores preocupações dos americanos. Em dezembro, cerca de 30% apontaram o terror como um dos temas que mais causavam problemas ao país. Nesta sondagem, apenas 17% optaram pela guerra ou o terrorismo como a maior preocupação, enquanto 37% escolheram a economia e o mercado de empregos.
A pesquisa aponta ainda que os americanos culpam o governo pela crise bancária e imobiliária. A pesquisa por telefone consultou 1.368 adultos entre 28 de março e 2 de abril. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Fonte: Tribuna da Imprensa
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu
DNIT assegura que ponte binacional em Guajará-Mirim, vai sair
Veja a reportagem:
Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global
Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r
Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da