Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Governo da China admite recuo da economia


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, admitiu hoje (5) que a economia do país vive um período delicado, causado pelos impactos da crise econômica internacional. Ele tentou, no entanto, amenizar esses efeitos. “No conjunto, a situação é favorável ao desenvolvimento pacífico da China”, disse. O assunto é tema da Assembleia Nacional Popular, cuja sessão anual vai até o dia 14, no Grande Palácio do Povo, em Pequim.

“Estamos ainda em um importante período de oportunidades estratégicas para o desenvolvimento da China e há condições favoráveis para mantermos um firme e robusto desenvolvimento econômico durante um longo período", acrescentou Jiabao ao apresentar o relatório anual sobre a economia chinesa na Assembleia Nacional Popular.

O primeiro-ministro disse que a pressão internacional gerou alta dos preços e redução no crescimento econômico chinês, que caiu 1,2 ponto percentual, atingindo 9,2% em 2011. Segundo ele, algumas indústrias chinesas sofrem com o “excesso de capacidade de produção”.

No relatório, de 30 páginas, Jibao fez um alerta para os cerca de 3 mil delegados presentes à Assembleia Nacional Popular. “A economia global e os padrões políticos vivem profundas mudanças", disse. "Internacionalmente, o caminho para a recuperação econômica global será tortuoso.”

Para 2012, o governo chinês apontou como objetivo um crescimento econômico de 7,5% - o mais baixo dos últimos sete anos e que representa um abrandamento de mais de 2 pontos em relação à media anual alcançada nos últimos 32 anos. As autoridades chinesas querem, no entanto, incrementar o comércio externo em 10% e reduzir o desemprego urbano a menos de 4,7%.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)