Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Governo dos Estados Unidos impõem mais sanções ao Irã


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília - O governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou ontem (31) uma série de novas sanções ao Irã. As medidas atingem pessoas que comprarem produtos petroquímicos iranianos ou facilitarem pagamentos ao Irã. Banco de Kunlun, na China, está na relação dos atingidos.

De acordo com os norte-americanos, o objetivo é pressionar o Irã a interromper seu programa nuclear. O programa é suspeito de desenvolver armas atômicas. As autoridades do Irã negam irregularidades no programa e dizem que os fins são pacíficos, como a geração de energia.

As sanções são destinadas a pessoas e entidades que ofereçam apoio material à Companhia Nacional Petrolífera Iraniana, à empresa Naftiran Intertrade Company e ao Banco Central Iraniano.

O texto do projeto de lei que fixa as novas sanções obteve apoio dos democratas e republicanos e deverá ser votado esta semana na Câmara dos Representantes e no Senado.

O Tesouro norte-americano, o Fed, impôs também sanções ao Banco de Kunlun, na China, e ao Banco Islâmico Elaf, no Iraque, por facilitarem transações com os bancos iranianos sujeitos a sanções devido aos seus vínculos com "atividades ilícitas de proliferação [nuclear]".

Em comunicado, Obama destacou que as sanções "redobram os esforços" dos Estados Unidos para "isolar e pressionar o Irã pelo seu reiterado fracasso no cumprimento das suas obrigações internacionais". Ele reiterou também que os Estados Unidos continuarão "comprometidos" com uma "solução diplomática".

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa e da BBC Brasil.
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)