Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Governo pode construir pólo gás-químico com a Bolívia


Em meio às expectativas suscitadas com a descoberta de um novo campo de petróleo e gás da Bacia de Santos, o presidente Lula anunciou hoje (10) que o Brasil poderá construir, em conjunto com a Bolívia, um pólo gás-químico entre Corumbá (MS) e Porto Soares (Bolívia). O anuncio foi feito depois do encontro entre Lula e o presidente boliviano Evo Morales, por ocasião das reuniões da 17ª Cúpula Ibero-Americana, da qual participam 22 chefes de Estado desde quinta (8).
"Interessa ao Brasil, como maior país da América Latina, que a gente viva um clima de paz e harmonia com um país que tem uma extensão fronteiriça como tem a Bolívia com o Brasil, e que a matriz energética brasileira tenha muitas alternativas. Estou convencido de que é estrategicamente importante para o Brasil manter a melhor relação com a Bolívia", afirmou Lula, segundo a Agência Brasil, ao garantir que a descoberta da nova área petrolífera não afetará as relações comerciais entre os dois países.
Exemplo disso é a expectativa de que ambas as nações dividam projetos de industrialização e investimentos no setor energético. Acordos nesse sentido poderão ser fechados depois da viagem que Lula fará à Bolívia em meados de dezembro. "Queremos ajudar a industrializar a Bolívia, queremos que a Petrobras volte a fazer investimentos", adiantou o presidente brasileiro.
Durante o encontro, Lula enfatizou a importância de as nações sul-americanas se unirem para promoverem o desenvolvimento energético na região – onde o Brasil, espécie de líder continental, desempenhará papel fundamental com o aprimoramento das pesquisas com o biocombustível, projeto 100% brasileiro. 
Fonte: Congressoemfoco

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)