Terça-feira, 9 de junho de 2009 - 10h32
São Paulo (SP), Brasil — Prazo de validade da proteção que envolve a usina nuclear expirou há três anos. Novos vazamentos radioativos podem acontecer.
O 'sarcófago' de cimento que abriga o quarto reator da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, está cheio de buracos e representa uma grande ameaça à população local. A denúncia foi feita pelo Greenpeace Rússia, que alerta: caso um novo 'sarcófago' não seja instalado em breve, há o sério risco de vazamento de material radioativo.
"O prazo de validade do 'sarcófago' expirou há três anos. Já não cumpre suas funções", afirmou Vladimir Chuprov, coordenador da campanha de Energia do Greenpeace na Rússia.
Segundo Chuprov, o consórcio internacional criado para resolver o problema de Chernobyl arrecadou bilhões de euros para colocar o novo 'sarcófago' mas as obras ainda não foram iniciadas. A nova proteção, no entanto, tem prazo de validade de apenas 100 anos.
‘Mais uma vez o caso Chernobyl nos mostra o quanto é arriscado trabalhar com a tecnologia nuclear. Anos se passaram e a usina ainda traz riscos de contaminação e prejuízos econômicos", afirma André Amaral, coordenador da campanha de Energia Nuclear do Greenpeace no Brasil.
O acidente em Chernobyl aconteceu na madrugada do dia 26 de abril de 1986, mas só foi divulgado dois dias depois. O reator 4 sofreu uma série de explosões, espalhando cerca de 200 toneladas de material radioativo por quilômetros de distância.
Fonte: Greenpeace
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu
DNIT assegura que ponte binacional em Guajará-Mirim, vai sair
Veja a reportagem:
Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global
Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r
Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da