Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Guerra à poluição na China será 'batalha difícil', diz ministro


*Da Agência Brasil

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, disse hoje (13) que a guerra contra a poluição declarada pelo seu governo será uma batalha difícil. "Vai demorar tempo" para vencer", acrescentou. "Não é uma guerra contra a natureza, mas contra o nosso ineficiente e insustentável modelo de crescimento e modo de vida", lembrou, no Grande Palácio do Povo, em Pequim.

Em entrevista, após a sessão anual da Assembleia Nacional Popular, Li Keqiang disse que as causas da poluição na China são complexas e que a solução vai demorar, mas o governo não pode ficar sentado e tem de agir. "A poluição tornou-se uma questão grave e afeta a vida da população", destacou.

Este ano, o corte no consumo de carvão, a principal fonte de energia no país, deve chegar a 220 milhões de toneladas, um aumento de 3,9% em relação a 2013.

O primeiro-ministro chinês prometeu "medidas duras" para defender o meio ambiente e alertou que os que violarem as regras ou "fecharem os olhos às infrações serão severamente punidos e responsabilizados".

Li Keqiang lembrou ainda que a China monitora a qualidade do ar em 164 das suas cidades, a "mais extensa rede do gênero em qualquer país em desenvolvimento". Segundo ele, o governo vai declarar guerra à poluição e combatê-la com a mesma determinação com que lutou contra a pobreza, diz relatório do governo chinês aprovado hoje por 99% dos cerca de 3 mil delegados presentes à Assembleia Nacional Popular.

Durante a sessão anual da assembleia, o vice-ministro da Proteção Ambiental, Wu Xiaoqing, indicou que entre as 74 principais cidades, apenas três (Haikou, Lhasa e Zhoushan) cumpriram os valores padrão de qualidade do ar em 2013. "Estamos pagando um preço muito alto pelo crescimento económico", disse Wu Xiaoqing.

Na última semana de fevereiro, em Pequim, a densidade de partículas PM2,5, as mais suscetíveis de se infiltrarem nos pulmões, chegou a ultrapassar os 400 microgramas por metro cúbico, muito acima do máximo de 25 estabelecido pela Organização Mundial da Saúde.

*Com informações da Agência Lusa

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)