Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Hillary defende o fim da mutilação genital feminina


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, condenou de forma veemente a mutilação feminina conhecida como circuncição de mulheres, frequentes em países muçulmanos principalmente na África. “Não há nenhuma justificação cultural [para essa prática de mutilação], que é pura e simplesmente uma violação de direitos humanos”, disse ela.

Várias entidades internacionais defendem o fim da prática da circuncição feminina que ocorre em tribos de africanos que seguem o islamismo. Porém, entre os seguidores da mutilação a justificativa é que a prática faz parte da cultura e que as meninas – que são submetidas à circuncição ainda na infância, antes da puberdade – escolhem manter a chamada tradição.

As organizações não governamentais estimam que cerca de 500 mil mulheres tenham sido submetidas à mutilação. A estimativa é que aproximadamente 180 mil crianças e adolescentes corram o risco da circuncição feminina.

Hillary disse que sua manifestação ocorre no mês que marca o momento da tolerância zero à mutilação genital feminina – cuja sigla é MGF -, mas informou que “muitas diferenças culturais devem ser respeitadas”. No entanto, ela destacou que a mutilação genital feminina não está nesta relação de diferenças culturais.

Para a secretária norte-americana, os líderes religiosos desempenham um papel fundamental na erradicação da circuncição feminina.

“Muitas tradições culturais, que existiram em muitas partes do mundo já não são aceitáveis. Não podemos desculpar [a mutilação feminina] como um assunto privado porque tem implicações públicas significativas. Não tem quaisquer benefícios para a saúde. É pura e simplesmente uma violação de direitos humanos”, disse ela.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)