Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Hillary ganhou no Oregon e Trump tem maioria



Da Agência Lusa

O senador norte-americano Bernie Sanders conseguiu nessa terça-feira (17) derrotar Hillary Clinton nas primárias do Partido Democrata no estado de Oregon. Vários canais de televisão dos Estados Unidos deram Sanders como vencedor, com 53% dos votos.

Também ontem, a campanha de Hillary Clinton anunciou vitória nas primárias do Kentucky, onde a ex-secretária de Estado e Sanders estão virtualmente empatados, não havendo ainda resultados oficiais.

A secretária de Estado do Kentucky, a democrata Alison Lundergan Grimes, responsável pela organização e supervisão dos eventos eleitorais, declarou Clinton “vencedora não oficial” da votação, numa intervenção na CNN.

“Creio que, tendo em conta o que estamos a observar, o Kentucky permanecerá uma coluna vencedora para os Clinton. Hillary Clinton é a vencedora não oficial”, disse Lundergan.

Nas primárias são eleitos delegados à convenção nacional do Partido Democrata, em que será nomeado o candidato do partido nas eleições presidenciais de novembro.

Clinton lidera a corrida e é a favorita à nomeação democrata.

O único pré-candidato que se mantém nas primárias do Partido Republicano dos Estados Unidos, Donald Trump, venceu a votação dessa terça-feira no estado do Oregon, segundo projeções dos meios de comuncação social.

Vencer no Oregon significa que o multimilionário fica com a maioria dos 28 delegados no estado, aproximando-se mais dos 1.237 de que precisa para conseguir oficialmente a nomeação, algo que só poderá ocorrer depois de 7 de junho, dia em que votam os populosos estados da Califórnia e de Nova Jersey.

Esta foi a terceira vitória de Trump em primárias depois da retirada dos seus últimos dois rivais, Ted Cruz e John Kasich, após vencer na semana passada, sozinho na corrida, na Virgínia Ocidental e em Nebrasca.

Apesar de Trump ser agora o único candidato republicano nas primárias, os eleitores podem continuar a votar nos nomes que abandonaram a corrida.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)