Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

HONDURAS: Centenas de pessoas são presas e uma morre por causa de protestos


 
Roberta Lopes
Agência Brasil
 

Mais de cem pessoas foram presas e uma morreu em decorrência dos confrontos entre a polícia hondurenha e manifestantes pró-Zelaya, segundo informações da BBC Brasil. O porta-voz do ministério da Segurança de Honduras, Orlin Cerrato, acusou simpatizantes de Zelaya de serem os responsáveis por atos de vandalismo, na madrugada de quarta-feira (23) ocorreram vários ataques a lojas, bancos e supermercados.

Ontem, o toque de recolher foi suspenso durante algumas horas em Tegucigalpa, capital hondurenha, e nesse tempo, manifestantes pró-Zelaya foram para as imediações da embaixada do Brasil em Honduras, mas a área está isolada pelas forças de segurança. Com isso, os protestos ocorreram no centro da cidade em frente à Catedral Metropolitana. Durante os protestos, ocorreram incidentes entre os manifestantes e policiais. Canhões de água foram usados para dispersar a multidão. Por volta das 20h (17h em Honduras), o toque de recolher voltou a vigorar.

Desde a volta de Zelaya a Honduras na segunda-feira (21), ocorrem protestos pró-Zelaya e contra o presidente deposto em Tegucigalpa. Zelaya está hospedado na embaixada do Brasil em Honduras. Por causa das manifestações, a área próximo à sede diplomática brasileira está isolada pelas forças de segurança do país.

Desde segunda-feira, o toque de recolher vigora no país, mas os manifestantes desrespeitam a ordem.

O presidente interino, Roberto Micheletti, já disse que está disposto a conversar com Zelaya, mas disse que a volta dele ao poder é inviável. Micheletti disse ainda que uma eventual negociação entre o presidente deposto e o Executivo hondurenho não invalidaria o pedido de prisão feito pelo Judiciário.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)