Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Idaron inicia o apoio a imunização do rebanho boliviano


Com aproximadamente 80 mil doses de vacinas contra a febre aftosa a Agência Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), iniciou os trabalhos do 25º Ciclo de vacinação na Bolívia, nas propriedades contidas na faixa de 50 quilômetros da fronteira.

De acordo com as informações da gerência Animal, as doses de vacinação foram disponibilizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (15.750 mil doses, doadas pelo Lanagro) e pela Agência Idaron (65 mil doses) adquiridas em processo emergencial em virtude do Ministério. “Esse ano a Agência Idaron junto com o MAPA compraram as doses de vacinas. A orientação do governador Confúcio Moura é intensificar a cooperação com os produtores bolivianos, visando dar segurança ao rebanho rondoniense. Seguindo orientação do governador, a Agência não medira esforços para alcançar sua meta ou mesmo ultrapassá-la, que é vacinar em torno de quarenta e cinco mil cabeças de bovídeos”, explica o presidente da Agência Idaron, Marcelo Henrique Borges.

Os fiscais da Agência Idaron e do Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária da Bolívia (Senasag) iniciaram a vacinação nas divisas de Pimenteiras: 04 a 26 de junho; Costa Marques: 05/06 a 12/07; Alta Floresta: 25/06 a 08/07; Guajará Mirim: 05 a 21/06; Nova Mamoré: 13 a 15/06. As equipes contam com equipamentos adequados como veículos, motos, barcos de pequeno, médio e grande porte (Quero-Quero). Toda a despesa da campanha de vacinação está sendo custeada pelo governo federal e estadual.

A faixa de fronteira entre Rondônia e a Bolívia tem 1.444 quilômetros de extensão. A Bolívia registrou o último foco de aftosa em 2007 e tem um rebanho de aproximadamente sete milhões de bovinos, que podem colocar em risco o rebanho rondoniense, hoje, reconhecido internacionalmente como livre de aftosa com vacinação.

No último ciclo (24º), realizado no segundo semestre de 2012, foram imunizados mais de 53 mil cabeças de bovídeos na faixa de 50 quilômetros.

Fonte: Elaine / Decom
 

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)