Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Ilha de Páscoa cogita seguir exemplo da Catalunha


Augusto Queiroz
Gente de Opinião

A Ilha de Páscoa está localizada no Oceano Pacífico, a 3 700 km de distância da costa oeste do ChileInfográfico/Divulgação

O prefeito da Ilha de Páscoa, Pedro Edmunds Paoa, declarou esta semana estar muito interessado na situação que está sendo vivida na Catalunha com o referendo e os movimentos pró-independência e disse que não exclui a procura de uma solução similar para tornar o seu território independente do Chile.

Paoa disse que "o que está acontecendo na Catalunha é a mesma coisa vai acontecer para nós, se o Chile e seu governo não levar a sério o pedido de décadas atrás dos Rapa Nui (como são conhecidos os habitantes tradicionais da ilha), sentar-se para conversar em condições de igualdade."

O prefeito disse ao jornal chileno El Mercurio, de Santigo e que circula em todo o país, que a ilha traz mais recursos ao governo do que recebe, e que, no futuro, se não houver diálogo, não descarta a opção de recorrer à Corte Interamericana  ou mesmo às Nações Unidas para apresentar seu caso.

A porta-voz do governo, Paula Narváez, disse que o governo do Chile não concorda com as declarações de Paos e salientou que a atual administração tem sido caracterizado como aquela que tem dialogado com a comunidade Rapa Nui, acrescentando que, sendo o Chile um país democrático, não é necessário recorrer a organismos internacionais.

Destino internacional

Conhecida mundialmente por suas famosas estátuas gigantes de pedra (os moais), a Ilha de Páscoa é um destino turístico internacional e está localizada na Polinésia oriental, ao sul do Oceano Pacífico, a 3 700 km de distância da costa oeste do Chile. Oficialmente constitui a província chilena de Ilha de Páscoa. Sua população gira em torno de 4.000 habitantes.

* Com informações da agência Télam. * É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)