Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Imprensa venezuelana noticia renúncia do vice-presidente do país



Alex Rodrigues 
Agência Brasil 

O vice-presidente venezuelano e ministro da Defesa, Ramón Alonzo Carrizales, e sua mulher, a ministra do Meio Ambiente, Yubirí Ortega, renunciaram a seus cargos no último sábado (23), informa a imprensa local.

Segundo o site do El Nacional, Carrizales divulgou um comunicado em que explica que ele e sua esposa colocaram seus cargos à disposição do presidente, Hugo Chávez, por motivos “estritamente pessoais”.

De acordo com o site Últimas Notícias, o vice-presidente garantiu que a saída dele e da mulher do governo não ocorreu por nenhuma discrepância em relação às últimas decisões de governo e que qualquer informação contrária é “falsa e tendenciosa”.

O El Universal sustenta que o general Carlos Mata Figueroa, chefe do Comando Estratégico Operacional, é o nome mais cotado para assumir o ministério no lugar de Carrizales.

A Agência Brasil ligou para o Palácio de Miraflores, para os ministérios da Defesa e do Meio Ambiente e para a embaixada venezuelana no Brasil, mas não conseguiu falar com ninguém que pudesse confirmar ou negar as notícias.

A renúncia do casal, ainda que por motivos pessoais, acontece em um momento delicado para o governo venezuelano, que desde o início do ano já teve de adotar um plano nacional de racionamento de energia elétrica, estabelecendo cortes de fornecimentos temporários em todo o país, a criação de uma nova política cambial, com a desvalorização do bolívar, e o fechamento de supermercados e estabelecimentos comerciais que aumentaram os preços de seus produtos.

Ontem (24), a Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel) determinou que seis emissoras de tevê fossem retiradas do ar, entre elas a Radio Caracas Televisión (RCTV), que faz oposição a Chávez e que, em maio de 2007, já tinha perdido a concessão para transmitir em sinal aberto. A medida provocou críticas de setores que acusam o governo de atentar contra a liberdade de expressão e foi lamentada pelo secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)