Segunda-feira, 25 de janeiro de 2010 - 20h49
Alex Rodrigues
Agência Brasil
O vice-presidente venezuelano e ministro da Defesa, Ramón Alonzo Carrizales, e sua mulher, a ministra do Meio Ambiente, Yubirí Ortega, renunciaram a seus cargos no último sábado (23), informa a imprensa local.
Segundo o site do El Nacional, Carrizales divulgou um comunicado em que explica que ele e sua esposa colocaram seus cargos à disposição do presidente, Hugo Chávez, por motivos “estritamente pessoais”.
De acordo com o site Últimas Notícias, o vice-presidente garantiu que a saída dele e da mulher do governo não ocorreu por nenhuma discrepância em relação às últimas decisões de governo e que qualquer informação contrária é “falsa e tendenciosa”.
O El Universal sustenta que o general Carlos Mata Figueroa, chefe do Comando Estratégico Operacional, é o nome mais cotado para assumir o ministério no lugar de Carrizales.
A Agência Brasil ligou para o Palácio de Miraflores, para os ministérios da Defesa e do Meio Ambiente e para a embaixada venezuelana no Brasil, mas não conseguiu falar com ninguém que pudesse confirmar ou negar as notícias.
A renúncia do casal, ainda que por motivos pessoais, acontece em um momento delicado para o governo venezuelano, que desde o início do ano já teve de adotar um plano nacional de racionamento de energia elétrica, estabelecendo cortes de fornecimentos temporários em todo o país, a criação de uma nova política cambial, com a desvalorização do bolívar, e o fechamento de supermercados e estabelecimentos comerciais que aumentaram os preços de seus produtos.
Ontem (24), a Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel) determinou que seis emissoras de tevê fossem retiradas do ar, entre elas a Radio Caracas Televisión (RCTV), que faz oposição a Chávez e que, em maio de 2007, já tinha perdido a concessão para transmitir em sinal aberto. A medida provocou críticas de setores que acusam o governo de atentar contra a liberdade de expressão e foi lamentada pelo secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza.
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu
DNIT assegura que ponte binacional em Guajará-Mirim, vai sair
Veja a reportagem:
Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global
Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r
Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da