Domingo, 10 de janeiro de 2010 - 19h39
O vice-presidente do Incra, Roberto Kiel, presidente em exercício, visitou a cidade de Brasileia na companhia do superintendente do Órgão no Estado do Acre, Raimundo Cardoso, e foram recebidos pela prefeita Leila Galvão para tratar sobre o assentamento de colonos que estão morando na área de fronteira em território boliviano.
Segundo Roberto, o governo federal em conjunto com o Estado e municípios estarão implementando neste primeiro semestre uma política de assentamento das famílias que queiram vir para o Brasil, capitaneada pelo Ministério das Relações Exteriores.
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do Acre, será coadjuvante no trabalho de organizar o cadastro de aproximadamente 550 famílias para receberem assistência em todas as áreas. Quem não voltar para o Brasil, terá que aceitar as normas bolivianas e, na maioria, irão ser deslocados para outras regiões além da faixa de fronteira.
Segundo foi informado, algumas famílias já teriam sido beneficiadas com programa de assentamento anteriormente. Usando de má-fé, venderam seu lote de terra e foram morar no lado boliviano. Querendo aproveitar-se da situação, estão tentando, novamente, conseguir terras.
O MDA e Ministério determinaram que todas as famílias localizadas na área de fronteira, no decorrer deste primeiro semestre, passem por uma triagem e recebam seus lotes. Os trabalhos irão começar na fronteira do Acre, precisamente por Brasiléia e conseqüentemente, o Estado de Rondônia.
As famílias que já quiserem fazer sua mudança podem procurar o Incra e/ou a unidade avançada na cidade de Brasiléia para fazer seu cadastro para iniciar os assentamentos. Todas as famílias que estiverem dentro de programas assistenciais de reforma agrária receberão assistência como: casa, apoio técnico, e políticas municipais, no ponto de vista de saúde e educação além de Bolsa Família.
Para a prefeita Leila Galvão, é importante a visita de Roberto Kiel na cidade, isso só vem mostrar a preocupação do governo federal junto aos brasileiros que estão na área de fronteira da Bolívia. Como outros gestores da fronteira, existe uma preocupação direcionada à esta questão.
Com a antecipação dessas ações, está fazendo com que não sejam pegos de surpresa. Leila disse estar feliz em ver que o Incra, especificamente, já esteja resolvendo essa questão que tanto aflige os brasileiros que querem voltar para o Brasil, mas não tinham como reiniciar suas vidas sem apoio.
Fonte: Alexandre Lima/A Tribuna
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu
DNIT assegura que ponte binacional em Guajará-Mirim, vai sair
Veja a reportagem:
Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global
Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r
Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da