Domingo, 8 de novembro de 2009 - 16h46
Durante este fim de semana, aconteceram diversas ações, como reuniões e cadastramento de famílias, para dar encaminhamento à resolução da questão envolvendo os brasileiros, trabalhadores rurais que habitam a faixa de fronteira dentro da Bolívia e precisam ser assentadas no lado brasileiro.
As ações coordenadas pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) receberam reforço com a vinda do vice-presidente do Incra, Roberto Kiel, mais o superintendente regional Carlos Augusto Lima Paz, representante do Itamarati, consulado brasileiro na Bolívia e movimentos sociais.
A primeira reunião aconteceu ontem, em Acrelândia, e depois em Cobija, na Bolívia, tendo como principal objetivo o cadastramento das famílias de brasileiros que moram no país vizinho e desejam se mudar para o lado brasileiro. Conforme registros do Incra, uma média de 500 famílias manifestaram esse anseio.
A desapropriação de áreas para assentamento dessas famílias é o ponto fundamental nessa questão, que já se arrasta há quase três anos, e o superintendente Carlos Augusto assegurou que a parte prática do assentamento está bem encaminhada.
“O Incra tem centrado esforços pra resolver a questão o mais depressa possível, pois estamos cientes do drama vivido por esses brasileiros”, completou.
O superintendente acrescentou que no contato com as famílias é possível perceber a carência desses brasileiros pela atenção do poder publico, bem como o anseio de mudar o mais depressa possível.
“A nós cabe garantir a terra, bem como facilitar ao máximo o acesso a políticas públicas que lhes é de direito.”
As reuniões e ações pra cadastramento das famílias continuam nos dias 9 e 10, em Capixaba, com os movimentos de trabalhadores rurais, prefeitura, representante do Itamarati, consulado brasileiro e superintendência do Incra. Dias 11 e 12 o encontro será na Vila Extrema e 16 e 17, em Plácido de Castro.
Fonte: Página20
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu
DNIT assegura que ponte binacional em Guajará-Mirim, vai sair
Veja a reportagem:
Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global
Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r
Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da