Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Irã anuncia retaliação a navios dos Estados Unidos que estão no Golfo Pérsico


 
Renata Giraldi
Agência Brasil

Brasília – O governo do Irã prepara uma ofensiva aos Estados Unidos por terem liderado as sanções ao país no Conselho de Segurança das Nações Unidas e também por meio do Departamento do Tesouro. Em resposta às resoluções, o Irã pretende retaliar os navios de carga que estão sob inspeção na região do Golfo Pérsico. As informações são da agência oficial de notícias do Irã, Irna, e também da televisão estatal, PressTV.

A decisão foi anunciada pelo chefe da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa do Irã, Majlis Alaeddin Boroujerdi. Depois de uma reunião com o comandante da Marinha iraniana, almirante Habibollah Sayyari, Boroujerdi anunciou a medida.

“Nossas forças navais vão responder da mesma forma [aos Estados Unidos], se os nossos cargueiros forem inspecionados [conforme as regras impostas nas sanções aprovadas recentemente]", disse Boroujerdi, depois da reunião com Sayyari.

De acordo com a Irna, Boroujerdi afirmou que a inspeção dos navios de carga, conforme as resoluções aprovadas, é medida que atenta à soberania do Irã. Segundo ele, a presença de grandes potências no Golfo Pérsico e no Mar de Omã é uma demonstração de arrogância. “A presença de forças estrangeiras em nossos mares está fora de questão e não vamos permitir que potências arrogantes enfraqueçam a soberania da República Islâmica", disse Boroujerdi.

Desde o último dia 9, várias sanções ao Irã são aprovadas – por meio das Nações Unidas, dos Estados Unidos e da União Europeia. Algumas delas atingem diretamente a frota iraniana pois autorizam parar as operações dos navios de carga do Irã como punição à decisão do presidente Mahmoud Ahmadinejad de dar continuidade ao programa nuclear.

Ahmadinejad e interlocutores negam a fabricação de armas atômicas. Ontem (21) o governo iraniano proibiu a entrada de dois inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea). Segundo as autoridades do Irã, os especialistas elaboraram um falso relatório sobre o programa nuclear. As autoridades iranianas afirmaram que vão autorizar as inspeções nas usinas nucleares do país desde que sejam trocados os inspetores.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)