Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Irã avisa que não vai desistir do programa nuclear


Da Agência Lusa

Agência Brasil, Brasília - O Irã vai prosseguir com o programa nuclear “mesmo que o mundo inteiro se oponha à República Islâmica”, disse hoje (8) o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, nas comemorações do Dia Nacional da Tecnologia Nuclear, segundo informou a agência oficial de notícias iraniana Irna.

Ahmadinejad disse que “o país resistiu às pressões inimigas sobre o seu programa nuclear para defender a sua dignidade”, considerando que essa “resistência é muito mais valiosa do que o acesso à tecnologia nuclear”.

O presidente do Irã fez ainda alusão aos cientistas nucleares iranianos assassinados, por cujas mortes responsabiliza Israel e Estados Unidos, advertindo que esses crimes “não poderão bloquear o progresso tecnológico e científico do Irã”.

Ahmadinejad assegurou que o “progresso da tecnologia nuclear pacífica pressupõe também progressos em outros campos”, como uma “locomotiva” que impulsionará dezenas de indústrias subsidiárias.

As declarações do presidente do Irã ocorrem a poucos dias da próxima reunião entre os representantes do país e do Grupo 5+1, composto pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Alemanha, para tratar da questão nuclear iraniana, que deverá acontecer em Istambul.

As duas reuniões anteriores do Irã com o 5+1, em dezembro de 2010 em Genebra e em janeiro de 2011 em Istambul, resultaram em fracasso.

Tanto as Nações Unidas como os Estados Unidos mantêm sanções ao Irã devido ao programa nuclear, sob a alegação de que se destina à fabricação de bombas atômicas, o que Teerã nega, assegurando que é apenas para uso civil e pacífico.

Israel, Estados Unidos e, em certa medida, o Reino Unido ameaçaram atacar o Irã para impedir o desenvolvimento nuclear, o que Teerã contestou assegurando que responderia de forma esmagadora em caso de agressão.

Alguns países, como a Rússia e a China, opõem-se às novas sanções ao Irã e alertam para consequências imprevisíveis e catastróficas para o mundo em caso de um ataque ao território iraniano.
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)