Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Jesuítas descartam atenção especial do Vaticano


Mariana Tokarnia
Agência Brasil

Brasília - Os jesuítas se preparam para receber o papa Francisco no Brasil, o primeiro papa latino-americano e jesuíta. De acordo com o padre Carlos Palácio, da Companhia de Jesus no Brasil, autoridade máxima da congregação no país, a Jornada Mundial da Juventude é um evento muito importante para a igreja Católica e, se não for a primeira viagem internacional do papa, será a primeira de maior relevância.

Padre Palácio disse que é cedo para imaginar como será o papado. Para ele, o fato de o papa ser argentino não significa que a América Latina receberá atenção especial do Vaticano. O antecessor, papa emérito Bento XVI, esteve no Brasil, uma vez, em 2007 e no México e em Cuba, no ano passado. “O papado é universal, não se pode pensar que a América Latina ou mesmo a Companhia de Jesus serão beneficiados de alguma forma. Não se pode privilegiar um continente ou uma ordem [religiosa] em detrimento das demais”. Ele acredita que o papa Francisco fará muitas viagens, pois a itinerância é uma características dos jesuítas.

Segundo o líder jesuíta no Brasil, existem sinais claros da influência da Companhia de Jesus nas atitudes do novo papa - além da simplicidade - "são inevitáveis os reflexos da formação da companhia nas atitudes e decisões do pontífice. A escolha do nome Francisco vai além de Francisco de Assis. Não há dúvida que evoca o grande missionário Francisco Xavier [nomeado pelo papa Pio X como padroeiro dos missionários]. Ele esteve na Índia no século XVI e tinha o sonho de entrar na China”.

Em Brasília, padre Palácio emitiu uma nota oficial agradecendo a Deus a escolha do novo papa. "A alegria e o entusiasmo, que os seus primeiros gestos têm despertado em todos nós, são um sinal de esperança e uma lufada de Espírito para a Igreja no momento atual".

Ele acrescentou, na condição de jesuíta, que "nos alegramos por ter este nosso irmão e companheiro, agora como papa Francisco; iremos sustentar diante de Deus com a oração a ingente tarefa que se lhe apresenta neste serviço à Igreja para o qual foi escolhido; e nos dispomos, 'com renovado impulso e fervor', a viver ao lado dele o que constitui uma das características da Companhia de Jesus: servir ao Senhor e à sua Igreja".


 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)