Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

John Kerry diz que ataques aéreos contra jihadistas vão se intensificar



Da Agência Lusa

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, informou hoje (17) que os ataques aéreos contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que aumentaram nos últimos dias, vão se intensificar.

Chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Kerry à cadeia francesa France2 que, ainda que as incursões na Síria dependam, em termos gerais, dos objetivos, vão prosseguir porque têm dado bons resultados.

Kerry, que se reuniu hoje com o presidente de França, François Hollande, no Eliseu, disse que, com o aumento dos bombardeios, o Estado Islâmico "cada vez terá mais dificuldades".

"Avançamos para pressionar", afirmou Kerry na entrevista, destacando que são visadas as vias de abastecimento do grupo, a fim de acabar com o contrabando de petróleo da organização terrorista com países como o Iraque e a Turquia, "uma fonte importante de financiamento".

O secretário de Estado norte-americano descartou o envio de tropas. Segundo ele, essa "não é a melhor estratégia", pois as pessoas no terreno devem ser cidadãos locais, aos quais compete "tomar o poder", razão pela qual é "tão importante" uma solução política, que pode ter lugar a curto prazo.

"Pela primeira vez temos o Irã e a Rússia na mesa de negociações. Se nas próximas semanas conseguirmos que a oposição e os que apoiam Al Assad [presidente sírio] se encontrem, acreditamos que podemos alcançar um cessar fogo."

Alcançado esse objetivo, "se for possível colocar em marcha de forma efetiva uma transição política, poderemos mobilizar as forças governamentais com a oposição para combater juntos o Estado Islâmico. Essa é a solução mais eficaz."

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)