Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Kirchner, a 1ª chefe de Estado a ser recebida pelo papa


Da Agência Lusa

Agência Brasil, Brasília - O papa Francisco, que até sua eleição era o arcebispo de Buenos Aires, recebe na segunda-feira (18) a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, informou hoje (16) o gabinete de imprensa do Vaticano.

A audiência com Cristina será a primeira que o papa terá com um chefe de Estado e ocorrerá na Casa de Santa Marta, onde se encontra alojado, já que ainda não se instalou no palácio apostólico.

A presidenta argentina viajará a Roma para assistir à missa de coroação do pontífice, prevista para 19 de março, e na qual são esperados cerca de 150 chefes de Estado e de Governo.

Os jornais argentinos recordaram nos últimos dias a relação tensa entre o ex-arcebispo de Buenos Aires e a presidenta argentina, sobretudo durante a discussão acerca da lei do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

No dia da eleição de Jorge Mario Bergoglio como papa, a versão eletrônica do diário Clarín lembrou a “relação áspera” do prelado com os governos de Néstor e Cristina Kirchner.

“O ex-presidente chegou a identificar o então cardeal-arcebispo como ‘verdadeiro representante da oposição’. Do mesmo modo, Bergoglio queixou-se das declarações de Kirchner”, dizia o jornal.

A relação com Cristina Kirchner, que assumiu a Presidência do país depois da morte do marido, Néstor, “foi mais cordial, mas com altos e baixos”. O ponto mais tenso foi, de acordo com o Clarín, a respeito das discussões sobre a lei do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

“Bergoglio foi o rosto da marcha contra o casamento gay e opôs-se rotundamente ao projeto que havia de tornar-se realidade”, disse o jornal.

Em uma das suas últimas críticas a Cristina Kirchner, o então arcebispo de Buenos Aires chamou a atenção para a “destruição do trabalho digno, para as emigrações dolorosas e para a falta de futuro” no país.

No dia da eleição do papa, Cristina Kirchner desejou-lhe uma “função pastoral frutuosa”.

“Como condutor e guia da Igreja desejamos-lhe uma tarefa pastoral frutuosa no exercício de tão grandes responsabilidades na busca da justiça, da igualdade, da fraternidade e da paz da humanidade”, diz uma curta mensagem da presidente argentina, que se afirma católica praticante.

Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, foi eleito na quarta-feira (13) como sucessor de Bento XVI, e será o 266º papa da Igreja Católica.
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)