Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Líder da oposição na Venezuela suspende greve de fome


 Da Agência Lusa

O líder da oposição na Venezuela Leopoldo López anunciou hoje (23) a suspensão da greve de fome que iniciou há 30 dias na prisão, como protesto para exigir a liberdade dos presos políticos e a convocação de eleições legislativas. A suspensão ocorre um dia depois de o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela marcar para 6 de dezembro a realização das eleições.

"Este protesto não é para morrer, mas para que todos os venezuelanos possam viver dignamente", escreveu Leopoldo López em uma carta que foi lida aos jornalistas, em Caracas, por sua mulher, Lilian Tintori, e na qual pede a outras 103 pessoas que terminem a greve de fome.

"Peço a todos que terminem a greve de fome", escreveu, observando que devem "aceitar com humildade" o pouco que foi conseguido.

"As forças democráticas estão mais preparadas que nunca para esta batalha. Vou me recuperar e continuarei a lutar por uma Venezuela melhor. Juro que jamais vou me render, quem se rende perde", afirmou López.

O recurso à greve de fome como forma de protesto foi iniciado por Leopoldo López, líder do partido Vontade Popular, e pelo presidente da Câmara Municipal de San Cristóbal, Daniel Ceballos, que estão presos. Outros opositores e um grupo do Juventude Ativa Venezuela Unida também se uniram ao movimento.

Um grupo de estudantes anunciou, entretanto, que manterá a greve de fome até conseguir a liberdade para vários políticos que estão presos.

Leopoldo López, de 42 anos, está preso acusado pelas autoridades venezuelanas de incitamento à desordem pública, associação criminosa, atentados à propriedade e incêndio, na sequência das manifestações de contestação à política do presidente Nicolás Maduro, que terminaram em violência, no início do ano passado.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)