Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Lobão recua e anuncia aumento da importação de gás boliviano



Stênio Ribeiro
Agência Brasil


Brasília - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou há pouco que o Brasil deve aumentar a importação de gás da Bolívia a partir de amanhã (10), com a entrada em operação das termelétricas de Araucária, no Paraná, e de Canoas, no Rio Grande do Sul. A decisão contraria medida tomada de manhã quanto à redução do uso diário de gás nos limites atuais de 19 milhões de metros cúbicos por dia.

Lobão disse que não houve recuo em relação à decisão anterior. Segundo o ministro, o que houve foi a constatação de uma nova realidade apresentada pelo presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, quanto à necessidade das duas termelétricas entrarem em funcionamento por causa da estiagem na Região Sul. Isso significa que haverá aumento de 19 milhões de metros cúbicos para algo em torno de 23 milhões a 24 milhões de metros cúbicos diários.

O Brasil tem com a Bolívia um acordo de consumo diário de até 31 milhões de metros cúbicos de gás e se obriga a pagar pelo menos 80% deses volume, usando-o, ou não. Como o consumo estava em torno de 19 milhões, o Ministério de Minas e Energia acenou com a possibilidade de manter esse nível de uso, o que surpreendeu a missão boliviana que chegou hoje ao Brasil.

A missão é chefiada pelo ministro do Planejamento, Carlos Villegas, que alegou o fato de o governo boliviano não ter sido notificado sobre a redução das importações pelo Brasil. Ao deixar o ministério, Villegas ressaltou a integração estratégica entre Brasil e Bolívia na área energética e disse que tudo tinha ficado bem esclarecido.

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)