Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Lugo: Houve golpe de Estado e ação organizada


Renata Giraldi
Agência Brasil

Assunção (Paraguai) – Há dois dias fora do poder, o ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo reiterou ter sido vítima de um golpe de Estado. Ele reclamou que não houve tempo para sua defesa e que foi alvo de uma “decisão tomada de antemão”. Lugo foi julgado impedido de continuar no poder pelo Congresso na noite de sexta-feira (22). O ex-presidente participou de uma manifestação a seu favor nessa madrugada em frente à sede da TV pública paraguaia.

“Houve um golpe de Estado. Não levaram em conta o tempo. Não houve espaço nem tempo para defesa”, disse Lugo. “Qualquer cidadão tem de ter tempo para se defender. A decisão estava tomada de antemão. A pedra estava cantada.”

Lugo disse ainda que é “muito importante” a posição assumida por alguns presidentes de países vizinhos, como o Brasil, a Argentina e o Uruguai, que integram o Mercosul. A presidenta Dilma Rousseff considerou o processo de impeachment um “rito sumário” gerando ameaças à ordem democrática do Paraguai.

Em reação ao impeachment de Lugo, o Brasil convocou o embaixador brasileiro no Paraguai, Eduardo Santos, para prestar esclarecimentos em Brasília. A iniciativa é interpretada na área diplomática como um protesto. Os governos da Argentina e do Uruguai fizeram o mesmo. Há indicações de que o Chile seguirá os demais governos.

Porém, as autoridades paraguaias negam que tenha ocorrido um golpe de Estado ou uma transgressão à ordem democrática e à Constituição. A possibilidade de impeachment está na Constituição do país. Nela, não há fixação de prazos, é o Congresso que define o tempo para o processo de impedimento de autoridades processadas.

Lugo participou de uma manifestação em frente à TV pública, que começou na noite de ontem (23) e foi até a madrugada. Os simpatizantes do ex-presidente condenaram o novo governo de Federico Franco e disseram que não o aceitam como legítimo. No Paraguai, há um clima de expectativas. O futuro político do país divide opiniões nas ruas de Assunção, a capital. Muitos paraguaios confiam na equipe de Franco, mas temem pelos impactos causados pelas mudanças políticas.
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)