Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Lula diz que crise financeira exigirá sacrifícios de todos os países


 
Renata Giraldi e Aziz Filho*
Agência Brasil

Brasília e Lisboa – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou hoje (19) que a crise financeira mundial, que atinge parte da Europa, “vai exigir sacrifícios” de todos os países. Ao discursar durante a 10ª Cimeira Brasil-Portugal, o presidente Lula criticou a demora da União Europeia em socorrer a Grécia – primeiro país europeu a ser afetado pela crise – e ressaltou que o sistema financeiro deverá mudar sua legislação.

“Não consigo entender por que a União Europeia demorou três meses para ajudar a Grécia”, disse o presidente, referindo-se à liberação de 14,5 bilhões de euros. A dívida acumulada na Grécia é superior a 270 bilhões de euros. Ontem (18) Lula conversou por cerca de 40 minutos com o primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou.

Porém, o presidente Lula destacou que apesar das dificuldades causadas pela crise financeira o século 21 será marcado pelo crescimento econômico do Brasil. “O século 21 é dos países que não tiveram chance no século 20. Sempre tive a convicção de que o Brasil no século 21 se tornaria uma grande economia”.

Em Lisboa, o presidente assinou uma série de acordos bilaterais para ampliar o comércio entre Portugal e Brasil. Um dos mais importantes é o que envolve a empresa portuguesa estatal de energia Galp e a Petrobras no valor de 357 milhões de euros. O objetivo é produzir de forma conjunta 260 mil toneladas de biodiesel em 2015 a partir de óleo de palma brasileiro.

Ainda hoje o presidente e as autoridades portuguesas devem aprovar um acordo para a integração Brasil-Portugal. Em 2011 deve ser aprovado o ano de Portugal no Brasil e, em 2012, o ano do Brasil em Portugal. Na noite de hoje, o presidente se reúne com o presidente de Portugal, Cavaco Silva, e depois jantará com o primeiro-ministro José Sócrates. Em seguida, ele deve retornar para a Brasília.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)