Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Lula planeja ir a mais de 15 países antes de campanha eleitoral



Fabrícia Peixoto - BBC Brasil

A  agenda de viagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para 2010 deverá incluir visitas a mais de 15 países em diferentes regiões do mundo até o mês de julho, de acordo com as previsões do Palácio do Planalto e do Itamaraty.

A ideia é concentrar as viagens internacionais no primeiro semestre e, assim, permitir que o presidente tenha mais tempo livre para a campanha eleitoral, que começa oficialmente em julho.

A agenda do presidente no exterior começa no final de fevereiro, com uma viagem ao México, onde participa de uma reunião do Grupo do Rio. Em seguida, o presidente deverá visitar El Salvador, Haiti e Cuba.

Em março, a expectativa é de que Lula faça um "tour" pelo Oriente Médio, que deverá incluir Jordânia, Israel e Palestina.

Irã e Copa

Já a visita ao Irã, prometida pelo presidente Lula em retribuição à vinda de Mahmoud Ahmadinejad ao Brasil, em novembro, não tem data prevista. Segundo uma fonte do Itamaraty, diplomatas dos dois lados tentam marcar a viagem para junho.

Ainda de acordo com essa mesma fonte, a viagem ainda não foi marcada "por questões de agenda" e não há influência "de uma suposta polêmica" causada pela aproximação de Brasília com Teerã.

Diversos setores da sociedade, incluindo acadêmicos, comunidades judaicas e políticos da oposição, criticam a relação de Lula com Ahmadinejad, tida como um dos pontos mais polêmicos da diplomacia brasileira.

Também até junho, Lula planeja visitar Barack Obama, nos Estados Unidos, e Hugo Chávez, na Venezuela. O objetivo é encerrar o périplo das grandes viagens internacionais em julho, na África.

O desejo do presidente, segundo um interlocutor, é assistir à final da Copa do Mundo, na África do Sul, mas a participação na abertura dos jogos não está descartada. É provável, ainda, que outros países africanos sejam incluídos na mesma viagem.

Em 2009, Lula esteve em 31 países, somando 87 dias fora do Brasil – o maior tempo do presidente no exterior desde o início de seu primeiro mandato, em 2003.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)