Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Maduro acusa EUA de apoiar oposição


Leandra Felipe *
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, voltou a acusar hoje (9) a oposição do país de manter uma estratégia para “desestabilizar e levar o país a um colapso total”. Ele disse que o plano do qual suspeita, tem apoio dos Estados Unidos.

Segundo Maduro, o plano inclui atentados a instalações petroleiras e elétricas e também ações para intensificar o desabastecimento de produtos de consumo, como leite, carne e papel higiênico. De acordo com ele, o plano levaria o país a um colapso em outubro. Maduro culpou a oposição do país pela escassez de produtos e disse que está “chamando os empresários” que suspeita de participarem do processo de desabastecimento para conversar.

“Nas eleições presidenciais de abril [os opositores] fizeram uma guerra brutal contra a economia e mantiveram a estratégia. Agora dão ordens a algumas cadeias de distribuição, baixando o nível de abastecimento para que cheguemos a outubro e novembro em uma situação de calamidade”, disse. O país terá eleições municipais em dezembro.

Maduro exemplificou o suposto plano referindo-se às provas apresentadas pelo ministro de Energia e Petróleo da Venezuela, Rafael Ramírez, sobre uma explosão ocorrida em agosto de 2012 na Refinaria de Amuay. Segundo o ministro, as investigações provaram que o acidente foi provocado intencionalmente. Na época, o presidente Hugo Chávez estava em campanha presidencial para as eleições de outubro de 2012. A explosão deixou 47 mortos e mais de 130 feridos.

Na semana passada o país enfrentou um apagão que atingiu pelo menos 12 estados e mais de 60% do território venezuelano. Maduro também disse que o incidente foi provocado por seus adversários políticos. O governo decretou estado de emergência no setor elétrico do país em agosto.

A oposição liderada pelo governador do estado de Miranda, Henrique Capriles, nega as acusações e devolve com críticas ao governo, dizendo que os problemas do país são resultado de uma “má administração dos recursos públicos e de incompetência”.

*Com informações da Multiestatal Telesur e Prensa Latina (Agência Pública de Notícias de Cuba)

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)