Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Mais de 17 mil sírios fugiram da Síria 3 últimos três dias


Thais Leitão*
Agência Brasil

Brasília – Cerca de 17 mil pessoas deixaram a Síria entre a última quinta-feira e ontem (17), cruzando a região fronteiriça de Peshkhabour em direção ao Curdistão, uma região autônoma do Iraque, segundo estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), trata-se de um dos maiores fluxos de refugiados que a entidade está ajudando desde o início do levante contra o presidente Bashar Al Assad, em março de 2011.

As razões para o intenso e repentino fluxo de refugiados ainda não estão claras para as autoridades ligadas à ONU, embora haja relatos de aumento de confrontos violentos na região.

Para atender aos refugiados, o Acnur, o governo regional do Curdistão e entidades de assistência filantrópica estão organizando comboios em direção a cidades vizinhas. As instituições planejam montar um campo para abrigar estes grupos. Em nota divulgada na última quinta-feira, a ONU informou que o Acnur solicitou aos países da região que mantenham suas fronteiras abertas para receber sírios que buscam proteção.

Em razão de acusações mútuas feitas pelo governo sírio e pela oposição sobre o uso de armas químicas nos conflitos, uma missão da ONU, que foi adiada diversas vezes, chegou hoje (18) à capital, Damasco. A equipe formada por peritos internacionais é liderada pelo sueco Ake Sellstrom e deverá ficar na Síria por 14 dias para investigar a existência de arsenais de armas químicas no país.

Desde o início da guerra civil na Síria, em março de 2011, morreram mais de 100 mil pessoas e quase 7 milhões necessitam de ajuda humanitária de emergência, segundo balanço da ONU.

*Com informações da BBC Brasil
 

Gente de OpiniãoSábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)