Em atendimento ao convite do Comitê de Especialistas em Administração Pública (CEPA), que faz parte da divisão Econômica e Social das Organizações das Nações Unidas (ONU), a deputada Mariana Carvalho (PSDB – RO) participa como observadora, da 14ª Sessão do Comitê que está debatendo governança no setor público na cidade de Nova York (USA).
Apenas quarenta pessoas foram convidadas a participar deste evento e a parlamentar foi uma das escolhidas. O convite aconteceu em razão do seu perfil político e atuação na Câmara dos Deputados.
Neste comitê, são apresentadas e discutidas soluções sobre gestão pública no mundo com o objetivo de melhorar o bem - estar social seja com medidas econômicas, de infraestrutura, políticas sociais e de melhor atendimento ao cidadão, além de soluções e propostas para o meio ambiente.
De acordo com Mariana Carvalho, em um dos debates as parcerias público-privadas com abordagens de cooperação, o reforço das instituições para prevenção e combate à corrupção, resguardadas as devidas considerações para o contexto de cada país, chamou atenção em função da preocupação da ONU para o desenvolvimento dos países, não só latinos americanos, como também de outros continentes.
Após a sessão e debates, os documentos elaborados vão, em forma de propostas, para Assembleia Geral da ONU e, se aprovadas, viram Resoluções para serem implementadas em todo o mudo.
Mariana Carvalho ao participar do evento reafirmou a importância da população indígena no mundo, lembrando a influência desses povos na cultura do Brasil e principalmente no em Rondônia.
“Aqui, os povos indígenas encontram amparo, espaço para discussão e principalmente a oportunidade de expor sua cultura e seus conhecimentos”, destacou a tucana.
Ela declarou que participar dessas discussões é uma experiência enriquecedora e que o debate destes temas é de grande relevância para vida da para a humanidade.
“Com um grande orgulho, estou tendo a oportunidade de interagir com os demais participantes, mostrando as riquezas do nosso país e do estado Rondônia”, disse a congressista, ressaltando que os debates podem resultar em conquistas de repercussão mundial.
Em seu discurso de abertura o secretário-geral das Nações, Ban Ki-moon afirmou que os líderes mundiais têm uma oportunidade histórica para realizar transformações e melhorar a governança com abordagens inovadoras e implementar o Millennium Objetivos de Desenvolvimento e metas.
Esse fato para ONU significa consolidar várias metas estabelecidas nas conferências mundiais em tono de uma parceria global apropriada a um mundo interconectado.Na avaliação dele, é importante fomentar o apoio global para o debate de questões que afetam a vida das pessoas.
Fonte: Ascom / da Deputada Federal Mariana Carvalho
Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)