Quarta-feira, 8 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Mensagem do Papa à Assembleia latino-americana sobre Migrações


Gente de Opinião

Mensagem do Papa para os participantes da Assembleia Plenária, no Panamá, sobre Migrações
 

Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco enviou uma Mensagem aos membros do Parlamento Latino-americano (PARLATINO), por ocasião da sua XXXIII Assembleia Plenária, que se teve início na sexta-feira (09/6), no Panamá, sobre as Migrações.

O objetivo do encontro do Parlatino é tomar algumas decisões para melhorar as condições das pessoas diante dos crescentes fluxos migratórios no Continente.

Os Parlamentares latino-americanos enfrentam os desafios das migrações mediante políticas públicas e leis que visam assegurar a segurança das pessoas e dos Estados.

Em sua Mensagem, o Papa parte do tema do encontro de alto nível sobre a Migração “Realidades e compromissos por um Pacto Mundial”, felicitando a escolha da iniciativa que tenta ajudar e dar uma vida mais digna para aqueles emigrantes, que esperam condições adequadas de segurança e subsistência para seus países.

Francisco destacou três aspectos importantes na sua Mensagem: realidade, diálogo, compromisso.

É importante conhecer a “realidade”, o contexto em que se realizam as migrações no Continente da América Latina e Caribe. Não se deve apenas analisar a situação, mas entrar em contato direto com os migrantes, que são seres humanos com sua história própria, cultura e ideais. A pessoa deve estar ao centro de qualquer projeto ou decisão.

Este trabalho de contato direto com os migrantes pressupõe um indispensável “diálogo”. É preciso passar da “cultura do descarte” à “cultura do encontro e do acolhimento”. É necessária uma colaboração conjunta para elaborar estratégias eficientes e equitativas em prol dos refugiados e dos que sofrem em regiões vulneráveis; O diálogo é importante para fomentar a solidariedade.

Mas, para dar uma resposta às necessidades dos emigrantes, explica o Papa, é preciso um “compromisso”, uma solução para esta problemática no Continente. Por isso, é preciso estabelecer projetos, a médio e longo prazo, prioridades na região para a integração do emigrantes, sobretudo das crianças e suas famílias. Os seres humanos não são objetos ou mercadorias.

Por fim, o Santo Padre chama a atenção dos Governos para que assumam suas responsabilidades e o sério compromisso para responder ao grito dos emigrantes; apela à Igreja Católica, para que renove seu compromisso para sarar esta ferida de tantos irmãos e irmãs. (MT)

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)