Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

México promete 'olhar para o futuro' no novo Nafta



Da Agência EFE

O secretário de Economia do México, Ildefonso Guajardo, afirmou nesta quarta-feira (16) que o seu país quer "olhar para o futuro, e não para o passado", no início da renegociação do Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta) com os Estados Unidos e o Canadá. E defendeu um "pacto com mais comércio, e não menos". A informação é da EFE.

"Estamos desejando renovar a nossa aliança norte-americana. Vamos olhar para o futuro", disse o ministro ao começo da primeira rodada de conversas, que durarão até o domingo, em Washington.
Guajardo, que estava acompanhado pela ministra de Relações Exteriores do Canadá, Chrystia Freeland, e pelo representante de Comércio Exterior dos EUA, Robert Lighthizer, ressaltou que o México buscará "conseguir um melhor acordo" que fomente mais comércio.

"Para que dê certo, tem que funcionar para todas as partes envolvidas. De outra forma, não é um acordo", afirmou Guajardo. Ele enfatizou que a chave é que o novo "Nafta não rompa com o que funcionou", e destacou que o México buscará desempenhar "um papel construtivo" nas negociações.

Entre as metas do México no acordo estão fortalecer a competitividade na América do Norte, alcançar um comércio regional inclusivo e responsável, aproveitar as oportunidades da economia do século XXI e promover confiança no comércio e em investimentos.

O representante do México nas conversações será Kenneth Smith, encarregado de comércio da embaixada mexicana em Washington e que já participou da negociação do acordo inicial. Os EUA estarão presentes com John Melle, atual assistente de Comércio Exterior para o hemisfério ocidental, enquanto o Canadá será liderado por Steve Verheul, que já esteve à frente do recente pacto do país com a União Europeia.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)