Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Militar brasileiro no Haiti diz que maior medo agora é com a violência



Ivy Farias
Agência Brasil 

O segundo-sargento da enfermaria Ricardo Moreira da Silva, no Haiti há seis meses junto com a missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), informou à família que a situação no país é caótica depois do terremoto de terça-feira (12). "Não aconteceu nada com ele, pois na hora ele saiu para jogar volei", contou hoje (15) à Agência Brasil o irmão do segundo sargento, o professor Marcelo Moreira da Silva, ao relatar o contato que Ricardo fez ontem (14) com a família, em Lins, interior de São Paulo.

O militar contou que o chão continua tremendo no país. "Ele disse que parece uma gelatina, mas que no momento o maior medo não é um novo terremoto e sim a violência: estão ocorrendo muitos saques, as pessoas estão desesperadas", relatou.

O professor disse também que o militar, que trabalha como enfermeiro, está há três dias usando a mesma roupa. "O exército está dando tudo. Para eles, não falta água ou comida. Mas a vontade de ajudar é tanta que todos estão há três dias sem dormir praticamente, trabalhando sem parar", disse. "Eles não têm onde dormir e estão descansando embaixo de uma árvore: meu irmão disse que quando eles se deitam, ouvem o choro das vítimas ou dos parentes e não conseguem parar, voltam ao trabalho para ajudar", completou.

Silva afirmou que o irmão está disposto a continuar ajudando o povo haitiano: "Ele disse que só deixará o Haiti quando mandarem, porque tem muita gente para atender, muito trabalho a fazer. A força da vontade de ajudar é maior do que tudo", ressaltou.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)