Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Ministro britânico diz que direita americana ameaça sistema financeiro mundial



Da BBC Brasil

Agência Brasil, Brasília - O ministro de Negócios, Inovação e Treinamento da Grã-Bretanha, Vince Cable, criticou hoje (24) o impasse do Congresso dos Estados Unidos para a elevação do teto de sua dívida, afirmando que alguns poucos “loucos de direita” ameaçam o sistema financeiro mundial.

Em entrevista à BBC, ele disse que a disputa no governo americano representa um risco maior aos mercados globais do que a crise na zona do euro. “A ironia da situação no momento, olhando para a abertura dos mercados amanhã, é que a maior ameaça para o sistema financeiro mundial vem de alguns poucos loucos de direita no Congresso americano e não da zona do euro.”

As negociações fracassaram na noite de sexta-feira (22), quando o líder da Câmara dos Representantes (deputados federais) dos Estados Unidos, o republicano John Boehner, se retirou das negociações com a Casa Branca sobre um acordo.

Segundo o governo americano, caso o Congresso não autorize a elevação do teto da dívida - atualmente em US$ 14,3 trilhões (cerca de R$ 22,2 trilhões) - até 2 de agosto, os Estados Unidos terão de parar de cumprir seus compromissos financeiros.

A sexta-feira marcava o prazo final estabelecido por presidente Barack Obama para chegar um acordo para que houvesse tempo para a proposta tramitar e ser aprovada pelo Congresso, a fim de evitar um calote.

Ontem (23), Obama teve um encontro de emergência com os líderes do Congresso, mas eles não chegaram a um acordo. Há divergências entre os dois maiores partidos dos EUA - Democrata e Republicano - sobre a profundidade dos cortes e que programas devem ser afetados.

Um dos principais pontos de discórdia se refere ao pagamento de impostos. Obama quer que o pacote inclua o fim dos cortes de impostos concedidos à camada mais rica da população ainda durante o governo de seu antecessor, George W. Bush. Os republicanos se recusam a aprovar qualquer medida que aumente os impostos.

Apesar das divergências, o secretário do Tesouro, Timothy Geithner, disse hoje (24) que está confiante em um acordo. “É impensável a ideia de que este país não cumprirá com suas obrigações”, disse Geithner ,em entrevista à rede americana CNN. “Isso não vai acontecer.”

Ele disse ainda que a proposta republicana de primeiro elevar o limite da dívida e só então negociar os cortes era “irresponsável” e não seria aceita pelos democratas.

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)