Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Missão de peritos estrangeiros passa 24 horas no Irã


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – A partir de hoje (16), uma missão da Agência Internacional de Energia Atômica (Aeia), vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), faz a primeira visita do ano ao Irã para verificar o programa nuclear. Parte da comunidade internacional suspeita que há produção de armas nucleares no Irã. Mas as autoridades negam e dizem que o programa tem fins pacíficos.

O chefe da missão da Aiea, Herman Nackaerts, disse que há um “espírito construtivo” por parte dos peritos que querem iniciar um processo de inspeções, que esclareça as dúvidas sobre o programa nuclear. Anteriormente, os peritos estrangeiros não obtiveram autorização para examinar as centrais nucleares do Irã.

A visita é de apenas 24 horas. É a quinta missão feita por peritos da agência. “Se nos derem autorização, saudamos a oportunidade e estamos preparados para ir aos locais”, disse Nackaerts. Em decorrência das suspeitas que cercam o programa nuclear iraniano, o país sofre uma série de sanções econômicas, comerciais, financeiras e até militares por parte da comunidade internacional.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irã, Ramin Mehmanparast, disse ontem (15) que o governo está disposto a esclarecer as dúvidas sobre o seu programa nuclear. Mas apela para o reconhecimento do direito do país de manter atividades nucleares pacíficas.

Para integrantes da Aiea, há suspeitas de que o governo do Irã promova na região de Parchin testes explosivos que podem ser relacionados a atividades nucleares militares. Paralelamente, no fim do mês, autoridades do Irã, da China, dos Estados Unidos, da França, do Reino Unido, da Rússia e Alemanha retomarão as negociações em busca de um acordo sobre o programa iraniano.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)