Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Missão internacional retornará ao Irã no dia 21


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – Uma missão de inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) voltará ao Irã nos próximos dias 21 e 22, confirmaram as autoridades do país. De acordo com os iranianos, a Aiea informou que está interessada em dialogar sobre o programa nuclear desenvolvido na região.

Durante os três dias em que os inspetores estrangeiros estiveram no Irã, eles não visitaram as usinas. De acordo com informações de integrantes da missão, os especialistas apenas conversaram com as autoridades locais e analisaram documentos.

O programa nuclear iraniano é alvo de suspeitas internacionais porque há desconfianças sobre a produção de armas atômicas. Em decorrência dessas desconfianças, o Irã está submetido a uma série de sanções internacionais – econômicas, comerciais e financeiras, além de militares.

O chefe da missão da Aiea que visitou o Irã na última semana, Herman Nackaerts, disse que os trabalhos no país foram positivos e que há um esforço coletivo para solucionar os problemas existentes. "Tivemos três dias de intensas discussões sobre as prioridades. Estamos empenhados em resolver todas as questões pendentes e os iranianos disseram que estão comprometidos também”, disse.

O diretor-geral da Aiea, Yukiya Amano, acrescentou que a agência está “empenhada em intensificar o diálogo” com o Irã. As autoridades iranianas negam o uso militar do programa nuclear desenvolvido na região. Segundo as autoridades do Irã, o programa tem fins pacíficos.

Em 2010, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a busca por um acordo para encerrar o impasse. Com o apoio da Turquia, o Brasil intermediou uma negociação, que foi rejeitada pelos Estados Unidos e parte da comunidade internacional.

*Com informações da agência estatal de notícias do Irã, Irna//Edição: Graça Adjuto
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)