Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Morales convoca opositores para iniciar processo de mudança na Bolívia


 
Luiz Antônio Alves
Agência Brasil

Brasília - O presidente da Bolívia, Evo Morales, convocou seus opositores, que ganharam espaço politico nas eleições realizadas ontem (4), para o início de um processo de mudança no país, deixando de lado a confrontação para levar adiante cinco anos de gestão produtiva.

Segundo a Agência Boliviana de Informação (ABI), o governo de Evo Morales está disposto a coordenar trabalho integrado com as frentes oposicionistas que conquistaram governos estaduais e prefeituras importantes, desde que o benefício da população esteja acima dos interesses políticos e pessoais.

Morales disse que a oposição - usando movimentos cívicos e poderes econômico e político nos estados de Santa Cruz, Beni, Pando e Tarija - tentou nos últimos quatro anos frear o processo de mudança na Bolívia, sem entender que estava prejudicando essas regiões. Os estados mencionados pelo presidente boliviano são conhecidos como meia-lua devido à sua conformação geográfica.

Em La Paz, o provável prefeito da capital boliviana, Luis Revilla, do partido oposicionista Movimento Sem Medo (MSN), fez um discurso seguindo a mesma linha de conciliação proposta por Morales.

“É necessário”, disse, “que as autoridades estaduais e municipais agora eleitas ou reeleitas coordenem com o Executivo os projetos de desenvolvimento para todas as regiões da Bolívia, deixando de lado as diferenças ideológicas”.

“Todas as autoridades”, disse Revilla, “começando pelo presidente, têm a responsabilidade de coordenar e impulsionar projetos que beneficiem a população. Esta é uma relação estritamente constitucional que somos obrigados a seguir desde o momento em que somos eleitos”.

Os números oficiais das eleições de ontem na Bolívia, mostrando o novo mapa político do país, somente serão divulgados dentro de 15 dias.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)