Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Morales defende, na ONU, legalização da prática de mastigar a folha de coca na Bolívia


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – O presidente da Bolívia, Evo Morales, defendeu hoje (12), na Organização das Nações Unidas (ONU), em Viena, na Áustria, a legalização da prática de mastigar a folha de coca no país. Para os bolivianos, a folha de coca tem fins medicinais e é utilizada também em rituais. Ao longo do dia os bolivianos preparam uma série de manifestações em defesa da mastigação da folha de coca – chamada de pijcheo acullico.

De acordo com dados oficiais, pelo menos 62% da população indígena boliviana mastiga de forma regular e cotidiana a folha de coca. A Constituição da Bolívia protege a planta da coca como parte do seu patrimônio cultural, informando que no estado natural ela não é uma droga e tem usos alimentares, tradicionais, culturais e medicinais.

Em defesa da mastigação da folha da coca, a campanha conta com o apoio de agricultores, movimentos sociais e integrantes da sociedade civil organizada. O vice-ministro da Coca e do Desenvolvimento Integral, Dionisio Nuñez, disse que a expectativa é reunir cerca de 40 mil pessoas nas manifestações em La Paz.

De acordo com Nuñez, o Conselho da Federação Camponesa das Yungas e da Associação Departamental de Coca pretende mobilizar 30 mil pessoas, além de 10 mil de várias categorias – mineiros, comerciários e trabalhadores autônomos.

Antes de discursar na ONU, Morales se reuniu com o diretor do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), Yuri Fedotov. Na conversa, o presidente boliviano reiterou o empenho no combate ao uso ilegal de drogas no país. As autoridades bolivianas dizem que o país se tornou uma região de trânsito para a droga fabricada no Peru, no Chile, na Argentina, no Brasil e no Paraguai.

*Com informações das agências pública de notícias da Bolívia, ABI, e estatal de Cuba, Prensa Latina // Edição: Lílian Beraldo
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)