Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Mudanças climáticas podem empurrar países de volta para a pobreza, alerta ONU


Agência Brasil 

Brasília - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, afirmou hoje (17), na Espanha, que as mudanças no clima podem empurrar os países em desenvolvimento de volta para a “armadilha da pobreza” e desfazer o progresso alcançado com as Metas do Milênio.

“É por isso que países industrializados precisam continuar a liderar a batalha contra as mudanças climáticas. Mas ao mesmo tempo, não podemos ignorar a realidade de que se os países em desenvolvimento falharem no esforço conjunto, pode não restar solução viável”, disse Ban Ki-moon, em entrevista coletiva divulgada pela assessoria de imprensa da ONU.

Segundo o relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU lançado hoje, as vulnerabilidades às mudanças climáticas podem aumentar por fatores como insegurança alimentar, pobreza, conflitos e incidências de doenças como HIV/Aids.

Para os cientistas, a adaptação às mudanças climáticas pode reduzir essa vulnerabilidade, especialmente quando aliada a iniciativas em setores como água, agricultura, infraestrutura, saúde humana, turismo, transporte e energia. "Existem opções viáveis de adaptação que podem ser implementadas em alguns setores a baixo custo e/ou com alto nível de custo benefício”, diz o relatório.

Para o pesquisador do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e integrante do IPCC, Paulo Artaxo, a distribuição das riquezas do nosso planeta ainda é “muito injusta” e precisa ser revista. “Um americano médio emite mais de 10 vezes o que um brasileiro médio emite e quase 50 vezes mais do que um indiano e chinês. Essa desigualdade é impossível de ser mantida.”

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)