Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Multidão ocupa rua em frente ao Hospital Militar de Caracas para comemorar retorno de Chávez


Leandra Felipe*
Agência Brasil/EBC

Bogotá – Uma multidão, que gritava “voltou, voltou”, tomou conta da frente do Hospital Militar de Caracas, hoje (18), para comemorar o regresso do presidente Hugo Chávez ao país depois de 68 dias em Havana, capital de Cuba, para tratamento de um câncer na região pélvica. Na madrugada desta segunda-feira, Chávez disse, por meio do Twitter, que estava de volta à Venezuela.

Não foram divulgadas imagens de sua chegada, mas a notícia de que Chávez chegou forte e caminhando ao hospital se espalhou entre os partidários, que tomaram as ruas para festejar o retorno do presidente. Eleitores enviaram mensagens de carinho ao presidente, que surpreendeu o país com a sua volta, três dias depois da divulgação das primeiras fotografias após o tratamento de saúde.

A reação da oposição veio por meio de um comunicado divulgado pela Mesa da Unidad Democrática (Mud). “A Mud reitera sua exigência para que o governo diga a verdade aos venezuelanos e haja segundo a Constituição”. No documento, a Mud considera "como natural" que Chávez esteja em seu país.

O líder oposicionista e governador do estado de Miranda, Henrique Capriles, também falou sobre o retorno do presidente. Pelo Twitter, Capriles desejou boas-vindas ao presidente e que o seu retorno traga "sensatez" ao governo do país, que, na ausência de Chávez, é conduzido pelo vice-presidente Nicolás Maduro.

Analistas venezuelanos acreditam que o próximo passo será o juramento do presidente Chávez perante o Tribunal Superior de Justiça (TSJ) da Venezuela. O juramento deveria ter ocorrido em 10 janeiro, mas o TSJ autorizou o adiamento porque o presidente, que foi reeleito, estava “impossibilitado de comparecer ao ato devido ao seu estado de saúde”.

*Com informações da TV Estatal Telesur
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)