Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Não haverá desabastecimento de gás na Argentina



Da Telam

Agência Brasil, Brasília – Os interventores do governo argentino na companhia petrolífera YPF informaram hoje (28), por meio de comunicado, que não haverá desabastecimento de gás natural liquefeito (GNL) no país.

"Apesar da decisão unilateral da Repsol de não cumprir com o fornecimento de gás natural liquefeito, o abastecimento está garantido pelo aumento da produção e por novos volumes provenientes da Bolívia."

O governo da presidenta Cristina Kirchner decidiu nacionalizar a petrolífera YPF, administrada grupo Refineria de Petróleos de Escombreras Oil (Repsol), da Espanha. As autoridades argentinas criticam a empresa YPF por ter reduzido seus investimentos no país, o que obrigaria a Argentina a aumentar suas importações de hidrocarbonetos. A Repsol rechaça as críticas, destacando que o objetivo é investir US$ 3,4 bilhões no país até dezembro.

De acordo com o comunicado, os interventores dizem que “prevendo que a Repsol suspenderia os envios acertados para gerar incerteza e tentar prejudicar a Argentina” foram feitas negociações com outras companhias internacionais interessadas em fornecer o GNL.

Os interventores acrescentaram que, desde o início da expropriação, houve um aumento em 2 milhões de metros cúbicos (m³) na produção de gás da YPF e de 3 milhões de m³ provenientes da Bolívia, totalizando 5 milhões de m³ adicionais de gás.

Em 2011, quando a YPF era controlada pela Repsol, a Argentina teve de importar o equivalente a US$ 9,3 milhões em combustíveis por causa “ de uma queda vertiginosa” na produção de petróleo e de gás da empresa, “tendo que comprar no exterior o que pode e deve produzir a YPF ".

Segundo texto, a intervenção é uma “decisão estratégica da presidenta para recuperar o controle da YPF argentina e colocá-la em sintonia com as necessidades do país. "
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)