Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

'O egoísmo nos mantém prisioneiros', afirma Bento XVI



Durante a homília da Santa Missa do Natal do Senhor, o Papa Bento XVI fez um chamamento a que todos os homens renunciem ao egoísmo.

"O egoísmo, tanto do grupo como do indivíduo, mantém-nos prisioneiros em nossos interesses e desejos, que contrastam com a verdade e dividem-nos uns dos outros", indicou o Pontífice. Segundo ele, é preciso estar desperto para que a mensagem possa chegar até o coração. "Devemos tornar-nos pessoas verdadeiramente vigilantes", complementou.

É a primeira vez que a celebração acontece mais cedo que o tradicional horário da meia-noite. A Missa do Galo aconteceu às 22 horas (em Roma, 19 horas no Brasil), na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Bento XVI também disse que, com o nascimento de Jesus, Deus já não é mais distante. "Ele entrou no mundo. É o Vizinho". No entanto, acrescentou o Papa, a "capacidade de perceber Deus parece quase uma qualidade que é recusada por alguns".

Para a maioria dos homens, as coisas de Deus já não seriam mais prioritárias, diagnosticou o Papa. E disse: "Deus é importante, a realidade absolutamente mais importante da nossa vida. [...] O tempo empregue para Deus e, a partir d’Ele, para o próximo nunca é tempo perdido. É o tempo em que vivemos de verdade, em que vivemos o ser próprio de pessoas humanas".

O Papa concluiu sua reflexão afirmando que Deus estabelece um caminho pessoal para cada um e que a humildade é a verdadeira grandeza.

"Quando O vemos, ao Deus que Se tornou um menino, abre-se-nos o coração. Na Liturgia da Noite Santa, Deus vem até nós como homem, para nos tornarmos verdadeiramente humanos". 

Fonte: Leonardo Meira/Canção Nova
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com
 

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)