Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

O Papa Francisco não falará na 'Via Sacra'


Gente de Opinião

O Papa Francisco permanecerá em oração ao fim da "Via Sacra" hoje à noite no Coliseu, sem pronunciar algum discurso, em seguida abençoará os fiéis, disse o Padre Federico Lombardi, num briefing realizado esta manhã na Sala de Imprensa do Vaticano, sobre as celebrações pascais do Papa. Espera-se uma grande participação de fiéis, de tal modo que, por esta ocasião, foram colocados grandes ecrãs na área dos Foros Imperiais.

Um operário e um empresário juntos, dois sem-abrigo e ainda crianças, idosos, doentes e prisioneiros. A carregar a cruz esta noite no Coliseu serão pessoas de todas as idades e origens, com uma atenção particular às situações de sofrimento em que o Arcebispo Bregantini se debruça nas suas meditações preparadas para a "Via Sacra". Um rito que o papa Francisco acompanhará, como de costume, em oração, no terraço do Palatino. Não haverá, pois, o tradicional discurso do Papa ao fim do evento, como informou o padre Federico Lombardi:

"Neste momento, consta que o Papa não tem a intenção de falar ao fim da “Via Sacra", não pensa em fazer um discurso, mesmo improvisado, mas de permanecer em silêncio e dar a bênção. Esta é a informação que eu tive. De resto, deixemos ao Espírito e à liberdade do Papa ver se, em seguida, ele quer dizer alguma coisa ou não".

A " Via Sacra", devido o tamanho das meditações , durará este ano cerca de uma hora e três quartos - uma meia-hora a mais do que no ano passado – e deveria, portanto, terminar por volta das 23. As meditações serão lidas pela actriz Virna Lisi e por Horácio Coclite. A voz que guiará a oração será de Simona De Santis. As pessoas que carregam a cruz não a seguem em procissão a partir do início, mas esperam por ela em cada estação. São pelo menos 50 os países que seguirão o evento ao vivo através dos seus televisores. Durante a Vigília Pascal, anunciou em seguida o Pe. Lombardi, serão baptizados pelo Papa 10 catecúmenos: 5 vindos da Itália; e os outros de Belarus, Senegal, Líbano, França e Vietnam. Quanto à Missa de Páscoa, o Papa - como de costume nesta solenidade - celebrará sozinho e não está prevista a homilia , mas apenas a Mensagem antes da Bênção "Urbi et Orbi", sem saudações em outras línguas. O Pe. Lombardi pôs, em seguida, o acento numa particularidade ecuménica da celebração:

“Ci sono, quest’anno, i canti degli Stichi e Stichirà orientali che si fanno quando la celebrazione della Pasqua coincide per i latini e per gli orientali. Quindi, anche per ricordare questo momento di comunione nella celebrazione della Pasqua c’è questo elemento particolare del rito che è una tradizione che – come ricorderete – c’è ogni tre-quattro anni”.

"Haverá, neste ano, os cantos dos Stichi e Stichirà orientais que se fazem quando a celebração da Páscoa coincide para os latinos e os orientais. Portanto, também para lembrar este momento de comunhão na celebração da Páscoa tem este elemento particular do rito que é uma tradição que - como se recordarão - acontece cada três ou quatro anos".

Fonte: Rádio Vaticano

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)