Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Obama: Congresso autoriza envio de armas a rebeldes sírios


Leandra Felipe - Correspondente da Agência Brasil/EBC
Gente de Opinião

Obama agradece aprovação de emenda que autoriza envio de armas a rebeldes sírios (Michael Reynolds/EPA/Agência Lusa)Michael Reynolds/EPA/Agência Lusa

Depois de conseguir autorização do Congresso dos Estados Unidos para enviar armas aos rebeldes sírios, parte da estratégia de neutralizar a milícia radical mulçumana autodenominada Estado Islâmico (EI), o presidente Barack Obama agradeceu, na noite dessa quinta-feira (18), a aprovação da emenda. Ele destacou a "rapidez" da votação - uma semana após o anúncio do plano - e manifestou satisfação ao falar em "união" de forças na política interna a três meses das eleições legislativas.

"Me alegra o fato de que a maioria dos republicanos e democratas tenha aprovado medida para lutar contra esses terroristas [EI]". Ele acrescentou que as ameaças "ao mundo e aos aliados dos Estados Unidos não irão mais dividi-los internamente".

O envio de armamento foi aprovado por 78 votos a favor e 22 contrários. Os senadores condicionaram a aprovação da emenda ao recebimento de um relatório trimestral sobre o treinamento e o número de armas enviadas aos rebeldes sírios.

O Senado também pediu que a gestão de Obama apresente relatório sobre a estratégia contra o Estado Islâmico. Além disso, os senadores questionaram o governo quanto ao envio de tropas americanas para combates terrestres. Isso porque, embora o presidente tenha dito reiteradas vezes que não enviaria tropas para terreno estrangeiro, o chefe das Forças Armadas do país contradisse Obama quando comentou, na última terça-feira (16), em audiência no Congresso, que o uso de tropas não estava descartado. Ontem à noite, Obama voltou a dizer que não enviará tropas americanas para combater no Norte do Iraque e na Síria.

No âmbito da política interna, o presidente conta com maioria democrata no Senado, mas na Câmara de Deputados, que aprovou a matéria na última quarta-feira (17), a maioria é republicana. Em novembro, o país terá eleições legislativas que poderão redefinir o cenário político de Obama, fortalecendo-o ou enfraquecendo-o em matérias nas quais necessite de apoio do Congresso.

Além de agradecer o apoio da maioria e da minoria na Câmara e no Senado, Obama elogiou a decisão tomada pela França de fazer ataques aéreos no Iraque contra o EI. “A França, que é um dos nossos aliados mais antigos e mais próximos, é um parceiro sólido nos esforços contra o terrorismo”, declarou o presidente.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)