Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Olimpíadas: Londres promove exercícios militares


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília - Ao longo desta semana serão feitos vários testes de segurança em Londres, capital da Grã-Bretanha, para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, que ocorre de 27 de julho a 12 de agosto. Em janeiro, autoridades fizeram vários exercício de segurança na região do Rio Tâmisa, na capital britânica. Os testes devem ser feitos em cinco locais para a instalação de mísseis terrestres – que serão usados como escudo para a cidade no caso de algum ataque aéreo.

O teste de segurança começa amanhã (2) e durará oito dias. No período, serão testados mecanismos de defesa na terra, na água e no ar. "A maior parte do exercício será feita diante do público e eu espero que tenha o efeito secundário de reafirmar ao povo britânico que todo o possível está sendo feito para garantir a segurança dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos", disse o secretário de Defesa do governo britânico, Philip Hammond.

Hammond salientou que a tarefa é importante para as forças de segurança em 2012. “O exercício pretende forçar nossa equipe e nossos sistemas ao limite, para garantir que estejamos preparados para o desafio."

O Ministério da Defesa da Grã-Bretanha infirmou ainda que não há definição sobre a instalação dos mísseis terrestres. No entanto, cinco localidades já foram anunciadas para abrigá-los: dois a leste, um a nordeste e o quarto a sudeste de Londres. O comandante Nick Parker, que participa da organização da segurança dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, disse que a decisão será tomada "no mais alto nível político" do país. Segundo ele, o exercício, que começará no dia 2, será fundamental para que se possa decidir a questão.

O exercício envolverá manobras navais e aéreas em diversas partes não só de Londres, mas também do litoral da Inglaterra. O navio de guerra HMS Ocean, portando diversos helicópteros Royal Navy Lynx, será enviado para a região de Greenwich, no Rio Tâmisa, a leste de Londres.

A Marinha também enviará o HMS Bulwark aos portos na baía de Weymouyth e Portland, no litoral Sudoeste da Inglaterra, a 200 quilômetros de Londres. Caças RAF Typhoon serão posicionados em Northolt, vizinhança no oeste de Londres, enquanto na área de Ilford, no leste da cidade, abrigará helicópteros RAF Puma.

*Com informações da BBC Brasil
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)