Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

ONU: mais de 1 mil pessoas foram mortas em 17 dias no Iraque


 
Agência Lusa

Mais de 1 mil pessoas - três quartos delas civis, foram mortas em 17 dias no Iraque, onde jihadistas integrantes do grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) lançaram uma vasta ofensiva no Norte e Oeste do território, segundo números divulgados hoje (24), pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Entre 5 e 22 de junho, pelo menos 1.075 pessoas foram mortas e 658 feridas, disse à imprensa em Genebra, o porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, Rupert Colville.

Estes números, disse, “devem ser vistos como um mínimo”, já que o total de vítimas da violência no país é provavelmente muito superior. Pelo menos 757 dos mortos e 599 dos feridos eram civis das províncias de Ninive, Diyala e Salaheddin, disse. Parte das mortes deveu-se a “execuções sumárias confirmadas” de civis, polícias e soldados não envolvidos em combates.

Em Bagdad e zonas do Sul do país, pelo menos 318 pessoas foram mortas e 590 feridas, “muitas resultado de pelo menos seis atentados com viaturas armadilhadas”, disse.

Combatentes de vários grupos liderados pelos jihadistas e do EIIL lançaram no dia 9 de junho uma ofensiva em cinco províncias do Iraque, tendo chegado a menos de 100 quillômetros de Bagdad.

Além das mortes, o porta-voz informou que nas províncias ocorrem raptos generalizados, onde a ofensiva está em curso.

Entre os sequestrados figuram vários estrangeiros, incluindo os 48 cidadãos turcos raptados do consulado da Turquia, em Mossul, e os 40 cidadãos indianos que trabalham numa empresa de construção iraquiana raptados em 18 de junho, também em Mossul.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)