Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Otan estuda pedido de tropas adicionais para o Afeganistão



Da Agência Reuters

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) está estudando um pedido de autoridades da aliança militar para o envio de mais tropas ao Afeganistão. O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse nesta quarta-feira (10) que a organização vai tomar uma decisão sobre o assunto dentro de semanas. As informações são da Reuters.

A solicitação do que Stoltenberg disse serem "cerca de alguns milhares" de soldados a mais reflete a preocupação do Ocidente com a piora da situação de segurança no Afeganistão, com ganhos territoriais de militantes do Taliban e baixas militares e civis.

"Estamos analisando esse pedido. Tomaremos decisões sobre a escala e a abrangência da missão dentro de semanas, mas não se trata de voltar a uma operação de combate no Afeganistão", afirmou  Stoltenberg, depois de se encontrar com a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May.

A Otan já tem cerca de 13.450 militares em solo afegão, incluindo cerca de 6.900 dos Estados Unidos, que estão treinando as Forças Armadas locais para que futuramente assumam a segurança do país. Stoltenberg enfatizou que quaisquer elementos adicionais não terão funções de combate. "Continuará sendo uma operação de treinamento, assistência e aconselhamento", acrescentou.

Os ministros da Defesa da Otan podem tomar uma decisão em junho, de acordo com uma autoridade da organização, já que a cúpula de líderes da Otan, que acontece em Bruxelas no dia 25 de maio, “provavelmente é cedo demais”.

Quase 16 anos depois de os EUA tentarem depor o taliban afegão, que acolheu militantes da Al Qaeda por trás de ataques em Nova York e Washington, o Ocidente continua enredado em um esforço para estabilizar o país, que lida com rebeldes ressurgentes.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)