Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Países emergentes precisam dobrar produção de alimentos até 2050


 
Amanda Cieglinski
Agência Brasil 

Durante a abertura da Cúpula Mundial de Segurança Alimentar, em Roma, o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Jacques Diouf, lembrou que a produção mundial de alimentos precisa crescer 70% até 2050 para atender às futuras demandas da população. Mas destacou que entre os países emergentes o desafio é maior: “nesses países é preciso dobrar essa produção para atender a demanda”.

Diouf destacou, durante o discurso, que para eliminar a fome no mundo é preciso investir US$ 44 bilhões em infraestrutura e tecnologias para aumentar a produção agrícola. Ele afirmou que essa é uma “pequena quantia” comparada aos recursos aplicados no setor em países como os Estados Unidos.

“Espero que a gente possa contar com os líderes e presidentes presentes para ajudar no problema em cada um dos países”. Apesar do cenário negativo, com o crescimento do número de pessoas afetadas pela fome no mundo – que já passa de um bilhão –, Diouf destacou que países da América Latina e da Ásia têm conseguido reduzir o percentual de pessoas subnutridas em seus territórios.

“Isso significa que sabemos o que é necessário fazer para derrotar a fome. Essas pessoas [que passam fome] estão esperando vontade política e financiamento para isso acontecer.”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai discursar na abertura da cúpula e deve apresentar as experiências brasileiras que reduziram nos últimos anos a população subnutrida, como o Bolsa Família e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A previsão é de que o papa Bento XVI encerre a abertura da cúpula no fim da manhã.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 27 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)