Domingo, 29 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Papa aos congressistas: 'Formação sacerdotal é determinante...'


Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco concluiu sua série de audiências, na manhã deste sábado (07/10), recebendo na Sala Clementina, no Vaticano, 268 participantes no Congresso Internacional, promovido pela Congregação para o Clero.

O encontro, que teve início no último dia 4 e se conclui hoje com a audiência do Papa, realizou-se no Centro Mariápolis, em Castel Gandolfo, perto de Roma, sobre o tema: “Norma fundamental para a formação sacerdotal".

Em seu denso discurso, aos participantes, referindo-se ao tema central, o Santo Padre afirmou:

“O tema da formação sacerdotal é determinante para a missão da Igreja; a renovação da fé e o futuro das vocações só será possível se tivermos padres bem formados. A formação sacerdotal depende, em primeiro lugar, da ação de Deus na nossa vida e não das nossas atividades. É uma obra que requer a coragem de deixar-se plasmar pelo Senhor, para que transforme o nosso coração e a nossa vida”.

A formação – explicou o Papa – não se resolve apenas com a atualização cultural ou com iniciativas locais. É Deus o artesão paciente e misericordioso da nossa formação sacerdotal. A sua obra dura por toda a vida: Ele nos plasma e nos transforma como o oleiro. Assim, o sacerdote mantém o entusiasmo no coração e o frescor do Evangelho. Aqui, o Papa propôs um segundo aspecto para a reflexão sacerdotal:

“Cada um de nós, sacerdotes, é chamado a colaborar com o Oleiro divino. Não somos somente argila, mas colaboradores do Oleiro, da sua graça. Na formação sacerdotal podemos reconhecer pelo menos três protagonistas, que se encontram na olaria: nós mesmos, os formadores e os Bispos e o Povo de Deus”.

Aqui Francisco passou a esclarecer cada um dos protagonistas da formação sacerdotal: “nós mesmos”, porque somos os primeiros e principais responsáveis da própria formação permanente, deixando-nos plasmar por Deus; a nossa vocação brota do encontro de amor com Jesus e com o Povo de Deus.

O segundo protagonista são os formadores e os Bispos. A nossa vocação nasce, cresce e se desenvolve na Igreja. Com as mãos do Senhor, que modelam o vaso de argila, trabalham para a formação dos candidatos ao sacerdócio. Se eles não colaborarem com o a obra de Deus, não haverá sacerdotes bem formados. Logo, todos deverão trabalhar juntos, porque a Igreja precisa de padres capazes de anunciar o Evangelho com entusiasmo e sabedoria.

Por fim, o Papa falou sobre o terceiro protagonista na formação sacerdotal: o Povo de Deus, que também plasma a vida de um padre. O povo é confiado ao sacerdote, mas o sacerdote também é confiado ao Povo. Trata-se de uma verdadeira escola de formação humana, espiritual, intelectual e pastoral. O padre é o intermediário entre Deus e o povo.

Francisco concluiu seu discurso propondo algumas questões para a reflexão do sacerdote:

“Que tipo de padre quero ser? Um padre tranquilo e assegurado em suas comodidades ou um discípulo missionário, que trabalha pelo Mestre e pelo Povo de Deus? Um padre cômodo em seu bem estar ou um discípulo a caminho?”

Por fim, o Papa recorreu à materna proteção da Virgem Maria, que a liturgia celebra hoje como Nossa Senhora do Rosário, para que ajude os sacerdotes a caminharem com alegria no serviço apostólico, como a argila nas mãos do oleiro divino. (MT)
 

Gente de OpiniãoDomingo, 29 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Domingo, 29 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)