Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Papa aos empresários: orientar a economia para o bem comum


 Gente de Opinião

Na manhã de ontem, 31 de outubro, o Papa Francisco recebeu na Sala Paulo VI a União Cristã dos Empresários e Dirigentes de Itália. Cerca de 7 mil os participantes neste encontro.

Nas palavras que lhes dirigiu o Santo Padre valorizou a importância dada por esta instituição à “formação”, nomeadamente, ao aprofundamento do “Magistério social da Igreja”, em particular, no ambiente empresarial.

Encorajando o testemunho dos empresários e dirigentes presentes, o Santo Padre falou da “missionariedade laical” e definiu o trabalho empresarial segundo a Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”: “é um nobre trabalho, sempre que se deixe interrogar por um significado mais amplo da vida; este permite-lhe servir, verdadeiramente, o bem comum, com o seu esforço de multiplicar e tornar mais acessíveis para todos os bens deste mundo.”

Uma empresa pode ser lugar de santificação – continuou o Papa – onde se pode harmonizar trabalho e família. Contudo, é também esta chamada a ser solidária – disse o Santo Padre tendo salientado as numerosas obras que esta associação apoia em Itália.

Mas, tudo isto não chega – declarou o Papa Francisco afirmando que é necessário orientar a actividade económica para o serviço e o bem comum:

“Mas não basta fazer assistência. É necessário orientar a actividade económica em sentido evangélico, ou seja, ao serviço da pessoa e do bem comum. Nesta perspetiva sois chamados a cooperar a fazer crescer um espírito empresarial de subsidiariedade, para enfrentar em conjunto os desafios éticos e de mercado, antes de mais o desafio de criar boas oportunidades de trabalho. 

Na conclusão do seu discurso o Papa Francisco afirmou que a economia e a empresa têm necessidade de ética para o seu funcionamento. “Não de uma ética qualquer mas de uma ética que ponha no centro a pessoa e a comunidade”.

Fonte: rádio Vaticano
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)