Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Papa aos sem-abrigo: não há justificação para não ter casa


Papa aos sem-abrigo: não há justificação para não ter casa - Gente de Opinião
Papa Francisco encontra os sem-abrigo na Paróquia de São Patrício em Washington - ANSA

O último encontro do Papa Francisco em Washington ontem, quinta-feira dia 24, foi com os sem-abrigo na Paróquia de S. Patrício. Mais de 200 os que se reuniram para ouvir o Santo Padre que, desde logo, recordou que também Jesus foi um sem-abrigo. Falando em espanhol o Papa Francisco afirmou que os sem-abrigo fazem-lhe lembrar S. José:

“É a ele que eu recorro quando estou um pouco aflito. Vós recordais-me S. José. Os vossos rostos falam-me do seu.”

O Papa Francisco lembrou que na vida de S. José houve situações difíceis de enfrentar, em particular, as circunstâncias e o lugar em que Maria deu à luz o seu filho primogénito: nasceu numa gruta, em Belém, foi envolvido em panos e colocado numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. O Filho de Deus veio a este mundo como uma pessoa que não tem casa – sublinhou o Santo Padre:

“Podemos imaginar as perguntas que José se punha naquele momento: O Filho de Deus não tem um teto para viver? Por que estamos sem casa? Por que estamos sem um teto? São perguntas que muitos de vós podem pôr-se cada dia. Como José, questionais-vos: Porque estamos sem um teto, sem uma casa? Mas tais perguntas, será bom que no-las ponhamos também todos nós: Por que estão sem casa estes nossos irmãos? Porque não têm um teto?”

Neste momento do seu discurso o Papa Francisco quis ser muito claro e afirmou que não há motivos para justificar a falta de alojamento:

“Quero ser muito claro: não há nenhum motivo para justificar socialmente, moralmente, ou num outro modo, a falta de habitação. São situações injustas, mas saibamos que Deus sofre-as juntamente connosco, vive-as ao nosso lado. Não nos deixa sós.”

O Papa Francisco, nas palavras que dirigiu aos sem-abrigo, salientou que a fé e a oração perante as situações injustas e dolorosas oferecem a luz que “dissipa a escuridão”. A fé abre-nos à presença silenciosa de Deus em cada vida, em cada pessoa, em cada situação. Ele está presente em cada um de vós, em cada um de nós” – referiu o Santo Padre.

“É na oração que o nosso coração encontra a força para não se tornar insensível, frio perante as situações de injustiça. Na oração, Deus continua a chamar-nos e a incitar-nos à caridade” – acentuou o Papa que referiu que Jesus não quis apenas ser solidário com cada pessoa, mas identificou-se com “todos aqueles que sofrem”. E pede-nos para fazermos o mesmo como podemos ler no Evangelho de S. Mateus que o Santo Padre citou: Tive fome e deste-me de comer, tive sede e deste-me de beber, era peregrino e recolheste-me» (Mt 25, 35)”.

Jesus continua a bater à nossa porta – reiterou o Papa que declarou que é na oração que nos sentimos irmanados, abrimos o coração e encontramo-nos como irmãos. “Na oração, não há pessoas de primeira classe ou de segunda; há fraternidade.”

O Papa Francisco depois deste encontro esteve na cantina da Paróquia passando por entre as mesas, saudando e abençoando os sem-abrigo presentes.

Fonte: rádio Vaticano

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)