Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Papa celebra missa com o Patriarca Sidrak de Alexandria



É preciso pôr fim às divisões e inimizades na Terra Santa e no Médio Oriente. Este o apelo que na manhã desta segunda-feira se ouviu na missa na Casa de Santa Marta em que com o Santo Padre concelebrou o Patriarca dos Coptas Católicos de Alexandria Ibrahim Isaac Sidrak por ocasião da manifestação pública da comunhão eclesial com o Sucessor de Pedro. Foi um momento de grande intensidade espiritual em que o Papa Francisco na sua homilia, pegando nas palavras do Profeta Isaías na primeira leitura, logo lançou palavras de encorajamento aos irmãos do Egipto:

“Coragem: Não temais! Eis a consolantes palavras que encontram confirmação na fraterna solidariedade. Sou grato a Deus por este encontro que me dá modo de reforçar a vossa e a nossa esperança, porque é a mesma.”

“Rezemos com confiança para que na Terra Santa e em todo o Médio Oriente a paz possa sempre reerguer-se das paragens demasiado recorrentes e dramáticas. Parem para sempre as inimizades e as divisões. Recomecem rapidamente as conversações de paz, muitas vezes paralisadas por contrapostos e obscuros interesses. Sejam dadas finalmente reais garantias de liberdade religiosa a todos, juntamente com o direito para os cristãos de viverem serenamente lá onde nasceram, na pátria que amam como cidadãos há dois mil anos, para contribuírem como sempre para o bem de todos.”

O Papa recordou que também Jesus experimentou a fuga com a Sagrada Família precisamente para o Egipto. O Santo Padre invocou o Senhor para que os egípcios encontrem caminhos novos de dignidade e segurança:

“E andemos para a frente, procurando o Senhor, procurando novos caminhos para nos aproximarmos do Senhor. E se fosse necessário abrir um buraco no teto para nos aproximarmos todos do Senhor, que a nossa imaginação e criatividade da caridade nos leve a isto: a encontrar, a fazer caminhos de encontro, de fraternidade e de paz.”

Por sua vez o Patriarca Sidrak expressou toda a sua alegria por ter podido celebrar com o Papa e sublinhou que a Igreja no Egipto neste delicado momento precisa do apoio paterno do sucessor de Pedro. Invocou, assim, o dom da paz:

“Possa a luz do Santo Natal ser a estrela que revela o caminho do amor, da unidade, da reconciliação e da paz, dons de que a minha Terra tem tanta necessidade. Pedindo a sua benção, Padre Santo, aguardamo-lo no Egipto.” (RS)

Fonte: Rádio Vaticano

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)