Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Papa condena publicamente uso de minas terrestres


Cidade do Vaticano (RV) - No Dia Internacional de Ação contra Minas terrestres, celebrado nesta quarta-feira, Bento XVI lançou um apelo pela eliminação total deste tipo de explosivos.

O Papa expressou sua solidariedade às vítimas e às suas famílias. Encorajou todas as pessoas comprometidas em libertar a humanidade destes explosivos “terríveis e impiedosos” e repetiu palavras proferidas pelo Beato João Paulo II na entrada em vigor Da Convenção para sua proibição, em fevereiro de 1999:

“Estas bombas impedem aos homens de caminhar juntos nos itinerários da vida sem temer as insídias da destruição e da morte”.

Ainda por ocasião do Dia de Ação contra Minas, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon, reafirmou o apelo para que todos contribuam para a eliminação das minas em favor de um mundo seguro e sustentável.

Ban lembrou que, além de impedir o desenvolvimento, as minas terrestres e as artilharias de guerra colocam milhares de vidas em risco.

Em 2011, os operadores de desminagem da ONU apoiaram a Costa do Marfim e a República Democrática do Congo em ações contra as minas. Ban citou também o acidente no Congo Brazzaville, onde a recentemente a explosão de um depósito de munições provocou 2.300 feridos, 14.000 desalojados e 200 mortos.

As Nações Unidas implementam programas de educação sobre o risco de minas e assistência às vítimas em mais de 40 países.

Segundo dados difundidos em 2007 pela Campanha internacional contra minas, muitos países na África e na Ásia, assim como Equador, Peru, Colômbia e Chile estão contaminados por minas e bombas não explodidas.
(CM)


Fonte: Rádio Vaticano
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)